quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Prefeito de Manhumirim decreta estado de emergência nesta quinta-feira 08/01

O município de Manhumirim também tem sido castigado pelas constantes chuvas que caem na região. Vários pontos da cidade ficaram alagados, nesta terça-feira, 06/01. A Defesa Civil informou que vários registros de deslizamentos de encostas e quedas de muros atingiram residências e estradas, principalmente na zona rural. Ainda de acordo com a Defesa Civil nenhuma pessoa foi atingida pelos desmoronamentos, já que há um trabalho preventino desde o início das chuvas em dezembro do ano passado. Cerca de 171 pessoas estão desalojadas.

Na terça-feira pela manhã, o cenário não foi muito diferente do que se acompanhou em Manhuaçu. Manhurimim amanheceu novamente com inundações, principalmente, parte do Bairro Santa Rita, rua Caetano Flora e parte da Rua Raul Soares. Na noite de terça, moradores ficaram alarmados com a notícia de que uma outra chuva forte tinha caído na cabeceira do rio Jequitibá e que isso provocaria inundações ainda mais abundantes na cidade. Autoridades buscaram apurar a notícia e tranqüilizaram a população informando que houve chuva forte no Córrego Jacutinga, mas que as inundações não chegariam aos patamares da ocorrida na madrugada do dia 05/01.

Até a madrugada desta quarta, 07/01, no centro da cidade, a água foi até próximo ao supermercado Bom Preço. Mas, os problemas maiores começaram com os inúmeros deslizamentos. Algumas ruas/avenidas como Av. Lauro Célio, Nunes da Rosa, parte da JK ficaram interditadas por deslizamentos de terra. Na rua São José, uma grande barreira caiu sobre a rodovia que dá acesso ao bairro Santa Rita impedindo o trânsito.

Em diversos pontos da cidade foram registrados danos parciais a residências causados por queda de muros e barreiras. Houve casos de destruição completa de residências, mas sem vítimas. Aproximadamente, 10 pessoas tiveram que ser deslocadas de suas residências por residirem em área de risco. Estima-se que 171 pessoas ficaram desalojadas, recebendo abrigo em casa de parentes ou vizinhos.

Muitos moradores das áreas inundadas tiveram perda de móveis, utensílios domésticos, roupas e até mesmo de alimentos. Alguns serviços da prefeitura foram comprometidos como abastecimento de água devido a rompimento de tubulações e a coleta de lixo, devido à grande demanda de caminhões para retirar barreiras e liberar o trânsito em algumas vias.

Na zona rural a situação está crítica: vários atoleiros, barreiras caídas nas estradas e pontes danificadas. A ponte próxima à fazenda de Diocélio Fortunado foi levada pelas águas. Além desses problemas, as pessoas em vulnerabilidade social ficaram impossibilitadas de trabalhar, principalmente na zona rural, por causa das constantes chuvas, não podendo garantir as necessidades básicas de suas famílias.

Autoridades estiveram empenhadas durante o período crítico em evitar danos maiores. Áreas atingidas ou em risco de deslizamentos ou desmoronamentos foram visitadas. Na terça-feira, o Corpo de Bombeiros visitou alguns locais de maior risco. Nesta quarta-feira, 07/01, uma equipe fez um levantamento parcial dos danos, o que motivou o prefeito a decretar, nesta quinta-feira, 08/01, pela manhã, estado de emergência. A Defesa Civil estadual já recebeu a notificação preliminar de desastre.

Willian Chaves com informações de José Weber - Portal Manhumirim

Fotos: Beto (Prefeitura de Manhumirim)

Nenhum comentário: