Na cidade, as águas do rio Piranga subiram cerca de 8 metros, afetando as vias laterais ao rio, na área urbana. Também a zona rural foi atingida pelas enchentes. Parte do asfalto e da rede de água e esgoto foi destruída. Além disto, seis pontes ficaram com suas cabeceiras comprometidas.
Para o prefeito João Antônio Vidal de Carvalho, a parceria com a Setop será fundamental para a recuperação dos estragos. “Se não tivéssemos esta ajuda do Estado, não teríamos condição de fazer as obras necessárias e restabelecer a normalidade em nossa cidade”, comentou.
Convênio com a Setop
Com o objetivo de restaurar os danos causados pelas fortes chuvas que caíram em diversos municípios mineiros nos últimos meses, o Governo de Minas, por meio da Setop, disponibilizará R$ 30 milhões para as obras emergenciais nas áreas públicas afetadas.
Já estão sendo analisados os danos ocorridos em 19 municípios: Belo Vale, Brumadinho, Carangola, Cataguases, Congonhas, Divinópolis, Dona Euzébia, Formiga, Governador Valadares, Guaraciaba, Ibirité, Manhuaçu, Muriaé, Piranga, Ponte Nova, Porto Firme, Presidente Bernardes, Raul Soares e Rio Casca.
Segundo o subsecretário de Estado de Obras Públicas, Paulo Avelar, em todos os casos é preciso que o município tenha decretado o estado de emergência. Em seguida, a prefeitura manterá contato com a Defesa Civil do Estado que analisará a extensão dos danos. A partir deste momento, a Setop enviará técnicos para orientar os prefeitos.
“Os municípios receberão os recursos através de convênios com a Setop. Mas isto só ocorrerá após a montagem de uma planilha de custos, pelo município, que se enquadre dentro do Preço Setop, juntamente com o projeto de engenharia e o plano de trabalho”, afirmou o subsecretário.
A grande maioria das obras será de reconstruções de pontes, muros de arrimo, passarelas, recuperação de vias urbanas, dentre outras. A prioridade na liberação dos recursos será para os municípios mais prejudicados pelas chuvas e nas áreas que representam maiores riscos para a população.
Fonte : Agência Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário