quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Coronel Geraldo Henrique deve comandar RPM em Ipatinga

coronelgeraldohenriqueO coronel Gilberto Cabral Costa, comandante da 12ª Região de Polícia Militar (RPM), é o novo chefe do Estado Maior da Polícia de Minas Gerais, o segundo cargo mais importante da corporação. O Coronel Geraldo Henrique Guimarães da Silva (foto) deve ser nomeado para o lugar dele. Ex-comandante do 11º BPM, Henrique assumiu o comando da 16ª RPM em Unaí (noroeste do estado), há sete meses, e agora tudo indica que retorna para a região.

O comando em Ipatinga, no Vale do Aço, é responsável pela coordenação, controle e emprego operacional dos Batalhões de Ipatinga (14º), Manhuaçu (11º) e Itabira (26º), além da 17ª Companhia Independente de João Monlevade. É uma extensa área territorial com 113 municípios.

A promoção do coronel Cabral foi anunciada terça à tarde pelo governador Aécio Neves. Na mesma solenidade, no Palácio da Liberdade, em BH, o governador anunciou também o nome do coronel Renato Vieira de Souza, 46 anos, até então chefe do Estado Maior, para o comando geral da PM de Minas Gerais, em substituição ao coronel Hélio Santos Júnior, que pediu aposentadoria por questões pessoais. O outro cargo de alto comando, de chefe do Gabinete Militar do Governo, continua sob o comando do coronel Eduardo Mendes de Souza.

Como chefe do Estado Maior, o coronel Cabral será responsável pela coordenação das seções de orçamento, pessoal, inteligência, planejamento operacional, logística e comunicação da Polícia Militar. Com 49 anos de idade, o novo chefe do Estado Maior ingressou na carreira militar em 1980 e, quatro anos depois, formou-se no Curso de Formação de Oficiais. Tem curso de especialização em Segurança Pública.

Em Ipatinga, já é dada como certa a nomeação do Coronel Geraldo Henrique para o comando da 12ª RPM. A notícia foi adiantada pela imprensa nesta quarta-feira.

MUDANÇAS TAMBÉM NOS BATALHÕES

Com as mudanças anunciadas por Aécio Neves, a expectativa é que haverá novas alterações em outras redes de comando. Diversas promoções e designações no alto comando e nas patentes de oficiais deverão ser anunciadas nos próximos dias.

majorpaulocezarOutra mudança esperada é a promoção do tenente-coronel Sebastião Siqueira, atual comandante do 14º Batalhão de Ipatinga, ao posto de coronel, e a sua consequente saída do posto. Com isso, o atual sub-comandante, major Moisés Marinho, também promovido a tenente-coronel e passará a ocupar o comando da unidade responsável pelo policiamento do Vale do Aço.

O atual sub-comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar – Major Paulo César – assumirá o cargo em Ipatinga. O Major Rhodes, que está em Ponte Nova, assume a vaga de sub-comandante em Manhuaçu.

Carlos Henrique Cruz

Nenhum comentário: