terça-feira, 16 de dezembro de 2008

URGENTE: Rio Matipó sobe mais de 3 metros e casas são atingidas pelas águas

A chuva que cai sobre o município de Matipó desde a noite do último domingo,14, provocou deslizamentos e alagamentos em vários bairros da cidade. A população está em alerta devido a cheia do Rio Matipó, que subiu cerca de quatro metros e invadiu residências nos bairros Exposição, Palhada e parte do Centro. A movimentação de curiosos pelas ruas da cidade e também de caminhões que transportam as mudanças de quem foi atingido, provocam filas de carros e ameaças de atropelamentos. A Polícia Militar acompanha toda movimentação na cidade. A Defesa Civil da Prefeitura de Matipó já trabalha para alertar e orientar moradores de áreas de risco e também dos locais que foram alagados.

São vários pontos da cidade que estão alagados. No bairro da Exposição as casas localizadas nas ruas mais próximas ao rio foram invadidas e os moradores já retiram seus móveis das residências ou colocam em pontos mais altos. A avenida Waldomiro Mendes de Almeida, próximo ao campo de futebol do Mackenzie, está coberta de água e os motoristas devem ter cuidado redobrado para atravessá-la. O mesmo acontece nas ruas do entorno do campo que também estão alagadas. Já no bairro Palhada, outra parte baixa da cidade, várias casas foram invadidas pela cheia do rio Matipó. Vários caminhões e pessoas da comunidade ajudam no resgate dos pertences dos atingidos.

Segundo a Polícia Militar, em Padre Fialho, moradores foram orientados a deixar suas residências, devido a uma rachadura profunda da rua. Em Matipó, no bairro Boa Vista, vários deslizamentos de barrancos ameaçam residências. Até o momento não houve nenhum registro de feridos por causa da chuva. O caos que toma conta de Matipó atinge também comércios no centro da cidade. Proprietários e funcionários do Supermercado Central tiveram que agir depressa para retirar, do depósito de gás GLP, as botijas devido a invasão rápida das águas. Na Rua Nossa Senhora da Conceição, um muro caiu, na manhã desta terça-feira, e atingiu um bar conhecido como “Bar do Teo”, derrubando paredes e danificando congeladores e a estrutura do imóvel. A preocupação da Defesa Civil da prefeitura é com as pessoas que estão em áreas de risco e também com aqueles que transitam pelas ruas alagadas, já que vários bueiros ficaram destampados, além também, das doenças que a água de enchente pode causar. Várias famílias estão sendo levadas para escolas municipais da cidade. Funcionários da prefeitura auxiliam as pessoas. A Escola Municipal Jair Gualberto da Rocha, no bairro da Palhada, recebe várias famílias desde o início da tarde desta terça-feira. Mas, a preocupação dos moradores aumenta a cada hora. Tudo isso, por que a chuva não pára de cair na cidade e as informações que chegam de moradores de cidades vizinhas, como Santa Margarida, que o seu rio deságua no rio Matipó, são de que as chuvas caem torrencialmente e que o nível do rio não pára de subir.

Para se ter uma exata noção da preocupação das pessoas que residem, principalmente, nos bairros Exposição e Palhada, faltam poucos centímetros para o nível do rio atingir a ponte que liga a rua Adalberto Leão e a Praça da Independência, no centro de Matipó. A ponte serve como termômetro para as enchentes na cidade. Caso o rio atinja a parte superior da ponte, é uma questão de minutos para as águas atingirem a grande maioria das casas desses bairros. Willian Chaves

6 comentários:

Unknown disse...

Lamento muito por este acontecimento em Matipo, uma cidade onde cresci e vivi. Mas tudo e da vontade de Deus, Ele sabe o que esta fazendo.
Um grande abraco.

Unknown disse...

nome e lourdes sou nascida em matipò mas moro no rio de janeiro a 19 anos vejo minha cidade atraves do seu Blog Willian e com muita tristeza que vejo tudo isso que esta aconteçendo mais a natureza e sabia nos mautrata como muitas vezes nois tambem mautratamos ela mais deus tambem e sabio e nos guardara sempre abraço

Anônimo disse...

Falta-nos planejamento para o crescimento urbano. A natureza cobra!

Anônimo disse...

A PREFEITURA DE MATIPO NAO ESTA COM NADA,CADE O PREFEITO FABINHO? QUE ATE HOJE NADA FEZ POR MATIPO,NEM O LIXO DAS RUAS ELE E CAPAZ DE TIRAR,DEIXOU ENTOPIR OS BOEIROS PRIMEIRO,ISSO E FALTA DE PLANEJAMENTO,AINDA BEM QUE ESSE E O ULTIMO ANO A POPULACAO CLAMA PELO CABELUDO,OS GARDINGOS CONSTRUIRAM DEPOSITOS NA EXPOSICAO ATERRARAM TUDO LA,BLOQUEANDO A PASSAGEM DA AGUA,ANTES A AGUA SE ESPALHAVA,AGORA DESCE ENCHENDO TUDO PARA BAIXO,INVADINDO OS MORADORES DA RUA G,QUASE NAO DANDO PARZO PARA AS PESSOAS TIRAREM SEUS PERTENCES;GARDINGOS NOTA 0000000,PARA TODOS VCS.

Anônimo disse...

Até hoje desde o dia 04 de Janeiro, desceu um barranco na casa do sr. Paulo ex-motorista da pássaro verde e o que dizem ótmo prefeito da cidade, não resolveu nada. Eles estão sofrendo com essa avalanche na porta da casa deles.

Anônimo disse...

E mais, pelo o que vi, o engenheiro civil da prefeitura, não autorizou a retirada da terra, por "motivo dizem eles" que pode ocorrer deslizamentos de terra ainda, se retirasse por conta própria poderia ser até autuado, en quanto o vizinho deles, está podendo tirar a terra que caiu e até danificou o prédio, e pra ele não vai dar problema. O que fazer nessa hora heim