quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Chuvas causam estragos em Matipó e casas correm risco de desabar

A chuva forte que caiu nessa madrugada em Matipó provocou prejuízos em várias partes da cidade e deixou moradores em alerta por causa de deslizamentos. O bairro Loteamento do Celinho foi um dos mais afetados pelo forte temporal, onde muros de contenção desabaram e casas foram invadidas pelas enxurradas. Pelo menos duas moradias terão que ser abandonadas, de acordo com informações da Polícia Militar de Matipó. As ruas do centro da cidade se transformaram num lamaçal, exigindo cuidado dos motoristas e muito trabalho dos comerciantes para fazerem a limpeza.

O temporal durou cerca de três horas, mas foi suficiente para causar grandes estragos por toda cidade. No bairro exposição, uma fábrica teve um muro arrastado pela força da água vinda da Rodovia Osires Linhares Fraga e foi invadida, deixando muita lama no local.

As ruas do centro, próximas à prefeitura e a Igreja Matriz de São João Batista, também ficaram cobertas de muito barro. O principal motivo para a sujeira foi o fato dos bueiros não suportarem o volume da água, que desce dos bairros Boa Vista e Loteamento do Celinho trazendo muita lama e sujeiras, como pés de bananeira.

No bairro Loteamento do Celinho a situação ficou mais caótica. Pelo menos duas famílias foram orientadas a deixar suas casas. Maria Madalena Coutinho, 40, e Maria Aparecida Miranda, 46, residentes à rua Santa Catarina, foram prejudicadas com o deslizamento do barranco onde se localizam suas residências. Em uma das casas, um banheiro que fica do lado de fora, está a 40 cm de desmoronar junto com o barranco íngrime. De acordo com a PM, as moradoras disseram que não sairiam do local por não terem pra onde ir. Elas foram orientadas a procurar o setor responsável da prefeitura.

Outros casos no bairro, aconteceram nas ruas Rio de Janeiro, onde um barranco desmoronou no quintal de uma casa arrastando a antena parabólica; rua Rio Grande do Sul, onde a casa de Maria Auxiliadora, 40, foi invadida pela enxurrada, deixando cerca de 30 cm de barro pelo interior da residência e na rua Amazonas, onde um muro de contenção desabou não resistindo a força das enxurradas. Na principal rua de acesso ao bairro, um muro de contenção foi arrastado pelas águas da chuva obstruindo a passagem de veículos.

A prefeitura de Matipó informou que colocou o Departamento de Assistência Social à disposição das famílias afetadas para providências e o Setor de Obras para avaliar os estragos na cidade.

Tempo

De acordo com as previsões, novos temporais poderão acontecer na tarde desta quarta-feira. Os moradores devem ficar atentos por que a quinta-feira, 04, também será de chuva durante todo o dia e noite.

A temperatura deve atingir cerca de 30º nesta quarta e ficar entre 21º e 26º nesta quinta-feira.

Willian Chaves

Um comentário:

Unknown disse...

Meu email: fernando-9-costa@hotmail.com
Um grande abraco