quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Nove pessoas morrem em acidente com ônibus da Itapemirim próximo à Leopoldina

Nove pessoas morreram num grave acidente envolvendo um ônibus da viação Itapemirim no Km 790 da BR-116, entre Leopoldina e Além Paraíba. O ônibus teria caiu numa ribanceira de cerca de 80 metros numa curva. Três pessoas ainda estão desaparecidas. O Corpo de Bombeiros, chegou a informar que 19 pessoas haviam morrido, mas retificou os dados. Segundo as novas informações, nove das vítimas foram retiradas do veículo, sendo que três continuam desaparecidas no leito do Rio Angu, que está cheio devidos às fortes chuvas dos últimos dias na região. O ônibus havia saído de Iúna(ES) no meio da tarde de segunda-feira e seguia para São Paulo(SP).

Os bombeiros viveram momentos de grande dificuldade para resgatar os corpos. O local íngreme, cercado de mata fechada, é de difícil acesso. Além disso, a correnteza forte da cheia atrapalha as buscas. O corpo de uma mulher foi localizado há cerca de um quilômetro do local. Várias unidades móveis de atendimento foram utilizadas no resgate das vítimas, inclusive um helicóptero dos Bombeiros.

De acordo com a PRF, chovia no momento em que o motorista perdeu o controle da direção e caiu de um barranco a 80 metros da margem, numa descida em curva. Parte do ônibus ficou submerso num córrego, segundo o Corpo de Bombeiros, que vasculha a área. Vários guinchos foram utilizados na tarde desta terça-feira, 30, para a retirada do veículo.

Vinte e dois passageiros sobreviveram à tragédia. A maioria foi levada para a Casa de Caridade Leopoldinense, em Leopoldina, a 30 quilômetros do acidente. Apenas Marlene Fontes da Silva, de 40 anos, ficou internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade. Os demais tiveram ferimentos leves. Onze pacientes receberam alta no início da tarde. O passageiro Raimundo Valverde foi encaminhado para o Hospital São Salvador, em Além Paraíba, mas também foi liberado.

Durante todo dia de terça-feira a movimentação na BR-116 atraiu a atenção de curiosos e parentes dos passageiros para o local do acidente. Familiares desolados, pareciam nãoa creditar no que havia ocorrido.

Nessa época do ano o movimento de ônibus nas estradas brasileiras aumentam significativamente. Portanto, os motoristas devem estar atentos e terem cautela na condução dos veículos. As estradas federais que cortam Minas Gerias são as que mais matam no país. Os feriados de Natal e Reveillon desse ano, já registraram mais mortes nas rodovias mineiras que o mesmo período em 2007.

Destino interrompido

O ônibus, com 33 passageiros, partiu de Iúna, no Espírito Santo, com destino à capital paulista, por volta das 15h30 de segunda-feira. Cerca de oito horas depois, em uma curva na altura do km 790 da BR-116, o veículo saiu da pista e despencou numa ribanceira de cerca de 80 metros.

Em nota, a Itapemirim informou que as causas do acidente estão sendo apuradas e que "está dando todo o atendimento às vítimas deste lamentável episódio". A viação montou uma Central de Informações para parentes e conhecidos das vítimas, pelos telefone (11) 2146-8451 ou 0800 723 21 21.

A Itapemirim informou ainda que o motorista do ônibus, Amarildo de Oliveira Viana, de 36 anos, que morreu no local, passou por uma avaliação rigorosa em Iúna (ES), ponto de partida da viagem. O motorista foi aprovado nos testes que incluem bafômetro e avaliação do estado psicológico.

Veja lista dos feridos levados para o Hospital de Leopoldina: -Adauton Cotrim Heringe, observacão, -Adauton Machado Heringe, observação; -Denise Machado Heringe; internada; -Eli De Sousa Moreira, observação; -Elisa Machado Heringe, observação; -Jasnaína Ribeiro De Souza, observação ; -Jurandyr Cirilo De Souza, internado; -Leonardo Perez Moreira, acompanhando o pai que está internado ; -Luina Moraes Albne,observação ; -Marcos Aurélio Lima, observação; -Maria Angélica Aparecida, observação; -Marlene Fontes Da Silva (estado grave no CTI); -Milton De Souza Moreira, internado; -Natanael Da Silva Ferreira, liberado; -Paulo Henrique Cesar, internado, -Raoni Emebiato Pani, liberado; -Tarcisio De Oliveira Vieira, internado; -Tiago Ferreira Da Silva, observação; -Valdir Rodrigues Da Silva, observação; -Walace Ribeiro De Souza, internado, -Wesley Ribeiro De Sousa; internado

Morte confirmada:

-Amarildo de Oliveira Viana, 36 anos, motorista

Leia também:

Esposa diz que marido pode ter dormido ao volante

Número de vítimas nas estradas federais sobe para 66 em Minas

Willian Chaves com informações de Gilmar Laignier/Portal Uai e informações de Ricardo Beghini/Estado de Minas - Redação Gazeta Online - Globo Minas, Portal Caparaó, Estadão e PRF

Nenhum comentário: