sábado, 27 de dezembro de 2008

Uma pessoa morre após tentativa de invasão de quartel da PM em Caputira

A comunidade de Caputira viveu um final de Natal diferente este ano. Por volta de 1:30 da madrugada do dia 26, seis homens tentaram invadir o quartel da Polícia Militar de Caputira e agredir os policiais. Os autores são Antônio Raimundo da Costa, 23 anos, Hamarildo da Silva Souza, 22, Marcos Antônio Alves, 20, José Raimundo da Costa, 60, Gilmar Costa Freitas, 33, e Wanderson Lourenço Jacinto, 22. A aventura custou a vida de Antônio Raimundo da Costa, que será sepultado na tarde deste sábado, 27, em Caputira.

Toda confusão teria sido motivada após Antônio Raimundo da Costa, no início do mês de novembro, ter resistido a uma abordagem contra os policiais militares, chegando a lesionar o Soldado Fábio Alves Ferreira no ombro. De acordo com informações da PM, após essa confusão, Antônio comentava pela cidade que já havia “batido” uma vez nos policiais e que bateria novamente.

No último dia 25, os policiais, Cabo Gilmar e Soldado Vinícius, abordaram Pedro Raimundo da Costa. Não satisfeito com a abordagem o cidadão foi até a sua residência e chamou os familiares para irem até a sede do quartel. Do lado de fora começaram a insultar os policiais e ameaçá-los dizendo “ô Gilmar, ô Vinícius, policiais de merda, otários, saiam que vocês irão morrer, cambada, quem manda em Caputira somos nós, vamos quebrar este quartel e colocar fogo”, trecho do Boletim de Ocorrência nº. 1048 da PM.

Após as ameaças verbais, os autores passaram a jogar pedras nas janelas quebrando os vidros. Em seguida, pularam uma grade de ferro invadindo o jardim do quartel. A partir desse momento os policiais militares tentaram conversar com os autores, que insistiam em ameaçá-los de morte, chegando a abrir a porta do quartel. Os autores então partiram para a agressão física.

Tiros

Com a situação tomando um rumo sem controle foi disparado um tiro para baixo que acertou a perna de um dos autores, o que não os acalmou, partindo para cima dos policiais na tentativa de tomar-lhes as armas.

Os policiais, então, efetuaram vários disparos, 10 tiros, contra os autores que só pararam com a investida após perceberem que Antônio Raimundo da Costa estava gravemente ferido. Hamarildo da Silva Souza e Marcos Antônio Alves também foram atingidos. A Polícia Militar ainda socorreu os autores até o Pronto Socorro de Manhuaçu, onde Antônio Raimundo não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Reforço e Perícia

Temendo novas ameaças, os policiais acionaram o reforço militar que localizou os demais autores. A PM apreendeu com um dos autores uma garrucha calibre 22 carregada com duas munições intactas.

O quartel foi isolado para aguardar a perícia. Após contato com o perito Roberto, foi autorizado à PM recolher o material encontrado dentro do quartel, já que ele só compareceria ao local do evento posteriormente.

Prisão

Aos policias militares de Caputira foi dada voz de prisão e apreendidas suas armas juntamente com 10 munições deflagradas e apenas duas intactas.

Todos os autores foram conduzidos para a Delegacia de Abre Campo onde foram autuados os cidadãos Hamarildo da Silva Souza e Marcos Antônio Alves. Os militares foram levados para o 2º/118ª Cia PM, também em Abre Campo, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante e depois encaminhados ao 11º Batalhão da Polícia Militar em Manhuaçu, onde estão à disposição da Justiça Militar Estadual.

Sepultamento

O corpo de Antônio Raimundo da Costa será enterrado no início da tarde deste sábado, no cemitério de Caputira. De acordo com o Tenente Fernando Nóia, comandante do 4º Pelotão da PM em Matipó, a qual o destacamento de Caputira pertence, um efetivo militar foi deslocado para cidade para garantir a ordem, caso houvesse alguma manifestação.

Segundo apurado pela reportagem, o velório e os preparativos para o enterro de Antônio, que está marcado para as 13 horas, ocorrem de forma pacífica e vida da cidade está voltando ao normal.

Willian Chaves com informações da Polícia Militar

Nenhum comentário: