domingo, 7 de dezembro de 2008

Gerência Regional de Saúde reúne administradores públicos de 36 municípios

Nesta sexta-feira, 6, a Gerência Regional de Saúde – GRS - Manhumirim realizou o Encontro de Administradores Públicos. Estiveram presentes representantes dos 36 municípios atendidos pela GRS, sendo prefeitos eleitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e equipe de secretaria de saúde.

O evento foi realizado no Salão do Palace Hotel e teve como objetivo reunir os próximos administradores dos municípios e equipes para repassar orientações sobre as políticas estaduais de saúde.

A abertura foi dada pela diretora da GRS Manhumirim, Soraia Ferreira Caetano de Carvalho, que falou brevemente da satisfação em realizar o encontro. Também o prefeito Ronaldo Lopes Corrêa acolheu os demais participantes. Falou da importância do encontro com representação de tantos municípios e que estes precisam “lutar em conjunto, superando as diversidades político-partidárias e oportunamente marcar um novo encontro para reativar a associação de prefeitos da região”.

A diretora da GRS ressaltou “que os administradores são como maestros e se não tiverem controle podem perder a batuta”, assim iniciou sua palestra que teve como eixo principal diversas orientações sobre a organização das equipes de trabalho na área de saúde nos novos governos municipais. Falou das diversas responsabilidades assumidas pelos administradores públicos e secretários. Apresentou rapidamente os principais programas do Governo Estadual para a saúde (Programa Saúde em Casa, PROHOSP, Farmácia de Minas, PPI, Vigilância Epidemiológica e Sanitária, SIOPS, SUS-Fácil e Pacto da Saúde). Destacou que o gestor da saúde nos municípios devem ser escolhidos pela competência e falou sobre o perfil do gestor.

Durante sua palestra Soraia disse que a Regional de Saúde de Manhumirim cumpriu todas as metas estipuladas pelo Governo do Estado e que isso é fruto de muito trabalho, dedicação e colaboração dos municípios. Destacou o prêmio Ênio Leão recebido por Manhumirim neste ano e na oportunidade repassou ao secretário de saúde de Alto Caparaó, Marcos Antônio Lovantino, o cheque simbólico de R$ 100.000,00 referente ao mesmo prêmio que o município recebeu por também ‘fazer o dever de casa’ reduzindo a mortalidade infantil.

A segunda palestra foi proferida pelo reitor da Centro Universitário de Caratinga – UNEC, Sr. Antônio Fonseca da Silva, que concentrou suas reflexões sobre liderança, mudança e resiliência.

Portal Manhumirim

Nenhum comentário: