quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

“Procurarei investir em profissionais capacitados para que o Hospital ofereça atendimento em várias especialidades”, afirma Valtinho em entrevista ao BWC

Valtinho no dia da diplomação ao lado da
esposa Dra Karina
O Blog do Willian Chaves traz com exclusividade a primeira entrevista do novo prefeito de Matipó, já diplomado, Valter Mageste de Ornelas, conhecido popularmente como Valtinho Diretor. Vencedor nas eleições de 2016, Valtinho assume a prefeitura no próximo dia 1º de janeiro em cerimônia na Câmara de Vereadores, a partir das 10h.

Com uma campanha atípica que resgatou a participação popular, Valtinho derrotou Sebastião Gardingo, prefeito da cidade por duas vezes e principal nome do grupo que comanda atualmente o Executivo da cidade. Na disputa, pouca poluição visual e muita disposição de eleitores e correligionários que promoveram uma agenda de caminhadas e reuniões pela cidade.

Valtinho lembrou que percorreu todo o município nos últimos quatro anos e que conhece de perto os problemas dos matipoenses. O novo prefeito vai enfrentar graves problemas na saúde e infraestrutura urbana do município. Terá o desafio de recuperar a fama de 100% Saúde e Saúde Nota 10 que foram as marcas do seu companheiro de chapa e vice-prefeito eleito Joaquim Bifano Magalhães (Joaquim do Nenego), prefeito da cidade entre os anos de 2001 e 2008.

Entre muitos temas, Valtinho fala sobre saúde, retomada do hospital, meio ambiente, cultura, educação e agricultura. Confira!

BWC - Qual a emoção de ter recebido 6.489 votos (51,73%) e ter a oportunidade de governar a cidade de Matipó a partir de 1º de janeiro?

Valtinho - Foi uma emoção diferente de todas que já senti, porque foi a realização de um sonho. Diferente, porque 6.489 cidadãos me escolheram como representante, depositando em mim toda confiança, na esperança de que juntos possamos construir uma Matipó melhor para todos.

BWC - Nesses quatro anos de caminhada, o que mais te chamou a atenção no município?

Valtinho - O que mais me chamou a atenção foi o carinho com que as pessoas me receberam em suas casas.

BWC - Qual será a primeira ação do Prefeito Valtinho à frente da Prefeitura?

Valtinho - Proporcionar atendimento médico de qualidade a toda população de Matipó e Padre Fialho.

Valtinho e Joaquim do Nenego
BWC - Seu plano de governo fala de investimentos em várias áreas. Qual área, na sua opinião, do município merece mais atenção?

Valtinho - Sistema de Saúde.

BWC - A saúde da cidade está um caos, o hospital não funciona, o atendimento básico é restrito. Como você pretende reverter esse quadro? Na sua gestão o Hospital será reaberto com atendimento em várias especialidades? Ou apenas funcionará o Pronto Socorro do SUS?

Valtinho - Procurarei investir em recursos humanos trazendo profissionais capacitados para que o Hospital ofereça atendimento em várias especialidades médicas.

BWC - Matipó é uma cidade muito carente de atividades culturais. O que o prefeito tem em mente para a cultura? A Casa de Cultura voltará a ter atrações para as crianças como cursos de música, instrumentos, dança, entre outros? A população pode esperar uma grande festa de exposição?

Valtinho - Investirei em projetos culturais, considerando a cultura local, como também abrirei um leque de oportunidades a todas as manifestações culturais. Quanto à Festa de Exposição não ficarei restrito apenas a exposição agropecuária, promoverei uma agenda de festas que deverão ser realizadas no Parque de Exposição. Ex.: Carnaval, Festa do Trabalhador, Exposição Agropecuária, Aniversário da Cidade, Festa Junina, entre outros eventos.

BWC - O país está mergulhado em uma grave crise econômica que impacta diretamente nos municípios com a diminuição dos repasses. Quais alternativas seu governo buscará para minimizar esse impacto e garantir investimentos na cidade?

Valtinho - Uma das principais alternativas é trazer capital externo como garantia do desenvolvimento local.

BWC - O distrito de Padre Fialho cresceu muito nos últimos anos. Quais os investimentos prioritários da sua gestão para o local?

Valtinho - Saúde, infraestrutura e segurança pública.

Valtinho durante a campanha 2016
BWC - Emprego: Os jovens de Matipó muitas vezes têm que sair da cidade em busca de emprego. A qualificação da mão de obra vem aumentando e as exigências de mercado também. Na sua gestão, você considera atrair empresas para a cidade? Já tem alguma estratégia em mente?

Valtinho - Dentro da legalidade, procurarei isentar empresas de alguns impostos para atraí-las e aumentar o número de empregos.

BWC - Educação: O fechamento de escolas, principalmente na zona rural, prejudicou o acesso ao ensino a muitas crianças do município. Você pretende reabrir essas escolas? Mesmo sabendo que muitas dessas unidades necessitam de reformas na estrutura dos prédios?

Valtinho - Investirei na excelência do material didático nas escolas já existentes, dando total apoio ao transporte escolar de qualidade, não justificando assim reabri-las.

BWC - Matipó é uma cidade muito dependente da atividade agropecuária. O prefeito Valtinho terá um olhar especial para esta área?

Valtinho - Com certeza, a EMATER dará total assistência ao produtor rural, reforçando a nossa principal atividade “cafeicultura” e proporcionando a entrada de várias culturas, dando ênfase à agricultura familiar.

BWC - Como você pretende se relacionar com a Câmara Municipal?

Valtinho - Da melhor forma possível, seremos parceiros, o Poder Executivo e Legislativo unidos com o mesmo objetivo: trabalhar pelo progresso de Matipó e Padre Fialho.

BWC - Meio Ambiente: a seca dos últimos tempos revelou uma triste realidade do Rio Matipó. Como a prefeitura pode atuar para melhorar esse quadro e garantir o rio vivo e com água de qualidade para a população?


Valtinho - O primeiro passo é o reflorestamento de todas as nascentes, em seguida a educação ambiental em larga escala e posteriormente dragar o Rio Matipó.

Willian Chaves (este material pode ser reproduzido desde que citada a fonte)

Nenhum comentário: