quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Chuvas castigam cidades da região

As nuvens que cobrem o estado de Minas ganharam força na região da Zona da Mata. Em Matipó, Manhuaçu e cidades vizinhas muitas famílias já foram afetadas com a cheia dos rios. A previsão, de acordo com a meteorologia, é que as chuvas continuem até amanhã.
Em Matipó, casas foram atingidas no Loteamento do Celinho e bairros Palhada, Boa Esperança, Exposição e Bom Retiro. As ruas no entorno do campo de futebol do Mackenzie continuam inundadas. Nesta terça-feira a movimentação foi grande em vários pontos da cidade para retirada de moradores e pertences das casas invadidas ou ameaçadas pelas inundações. Várias famílias foram levadas para escolas municipais da cidade. Os bairros Exposição e Palhada foram os mais atingidos pela cheia do Rio Matipó. Diversas pessoas tiveram suas residências afetadas, provocando danos nos imóveis e em pertences. Casas apresentam risco de desabamento total ou parcial, nos bairros Boa Vista, Loteamento do Celinho, onde o calçamento de várias ruas foram arrancados, e Bom Retiro. Há desabrigados e desalojados. A Polícia Militar não detalhou números.

Na madrugada desta terça-feira (17), houve desabamento parcial da casa de Geraldo José de Miranda, 64, e Vadico Martins de Miranda, 26, na rua Yolanda de Souza Rocha, Centro de Abre Campo. A sala e cozinha da casa desmoronaram, provocando soterramento dos moveis e também de um veiculo Ford/Corcel II, que estava no interior da garagem. Os envolvidos nada sofreram e se alojaram na casa de parentes. Sete moradores de casas vizinhas foram retirados devido ao risco de um novo desabamento, sendo também levados para casas de parentes.

Em Espera Feliz, nos bairros Pão-de-ló e João Clara, várias residências foram inundadas e cerca de trinta famílias deixaram suas casas, alojando-se em casas de parentes e amigos. No final do dia, com a baixa das águas, as famílias retornaram pra suas casas, para limparem o local e se reinstalarem. Na rua Major Pereira, 444, Centro, a casa de Mário Silva Filho, 45 anos, foi atingida por um deslizamento de terra, ocasionando a quebra de uma parede e janela do quarto de seus filhos, bem como danos em móveis. Não houve vítimas, mas ele foi orientado a sair do imóvel por medida de segurança.

Na cidade de Santa Margarida, que teve ruas inundadas desde a manhã de ontem, uma casa acabou atingida por um deslizamento de terra na rua Celestino Pereira Lima. Maria Aparecida Fernandes, 31 anos, foi orientada a deixar a residência.

O mesmo problema foi registrado na rua “E”, 169, Bairro Novos Tempos, em Raul Soares. Segundo Jonas Renato da Silva, 46 anos, o muro de arrimo de sua residência não suportou e veio a quebrar, danificando a cozinha, bem como vários móveis.

Em Divino (foto), as chuvas também deixam os habitantes assustados. Moradores da região central da cidade estão preocupados. A chuva não é forte, mas é constante e tem provocado alagamentos principalmente nas proximidades da Apae.

Willian Chaves com informações do Portal Caparaó e Jornal O Campeão (Divino)

Nenhum comentário: