terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Luisburgo: Chuvas derrubam casas e tragédias são evitadas por pouco

A população de Luisbrugo passou uma noite de apreensão e terror. As chuvas que caíram no decorrer da noite provocaram muitos estragos na cidade. Uma casa que fica no perímetro urbano desabou e várias residências do centro foram inundadas, um imóvel localizado no córrego Boa Esperança teve sua dispensa e banheiro destruídos quando uma pedra, com aproximadamente 13 toneladas, rolou sobre ele. Os moradores mais antigos ouvidos pelo jornal Diário de Manhuaçu foram unânimes em dizer: “Esta chuva foi pior do que a 1979”, compararam, referindo-se aos temporais acontecidos há três décadas.

O bombeiro Cabo Marcílio explicou que choveu muito em pouco espaço de tempo. “Geralmente, as pessoas dizem que caiu uma ‘tromba d’água’, mas o que houve foi uma grande concentração de chuva em um determinado local”, esclareceu o oficial.

RESIDÊNCIA VEIO ABAIXO

luisburgotetoA residência de Erci Rodrigues, 60, ficou totalmente destruída. Por volta das 23h30 de domingo, 04/01, a casa toda construída em madeira não suportou o peso das chuvas em seu teto e desabou. Erci e sua esposa, Maria Santa Rodrigues, 57, conseguiram escapar. “O casal reclamava de dores no corpo e dona Maria sofreu ferimento nos pés”, contou o vizinho Matheus Teixeira Braz, que prestou socorro. “Eles estão vivos graças a um milagre. Somente um esteio da casa ficou de pé”, disse Matheus, observando os escombros. Erci e Maria foram encaminhados para o Pronto Atendimento de Manhuaçu e de acordo com informações de familiares, “ambos estão bem”.

Na rua 21 de Outubro, a casa do senhor Nilson de Paula Portes teve uma de suas paredes destruídas pelas águas. “Perdi 95% de meus pertences, isto sendo otimista”, resignou-se, enquanto limpava um guarda roupas.

Imóveis situados à rua Nossa Senhora das Dores também foram bastantes atingidos. Na parte da tarde, muitos moradores ainda retiravam objetos de suas casas.

A Prefeitura Municipal serviu um almoço comunitário para os desalojados.

PEDRA ROLA SOBRE CASA

pedraluisburgoUm dos fatos que mais chamou atenção aconteceu no córrego Boa Esperança. Uma pedra estimando 13 toneladas rolou sobre a residência da senhora Neuza Maria Barbosa. “Por sorte, a Polícia Militar esteve aqui uns dias antes e me precaveu. Assim pude retirar tudo o que eu tinha”, disse olhando para a dispensa e banheiro destruídos.

Dona Neuza agradeceu o trabalho feito pelos soldados Carlos Alberto e Wesley. “Eles foram os meus ‘anjos da guarda’. Se não fosse a atenção deles, teria perdido tudo”, agradeceu, dizendo que está hospedada na casa de seu genro.

O lavrador Reginaldo de Freitas, embora não tenha tido prejuízo com as chuvas, mostrava-se preocupado. “Nunca a água chegou tão perto de minha casa”, atestou.

Cabo bombeiro Marcílio informou que quatro casas foram interditadas. Como em Luisburgo ainda não foi criada a Defesa Civil, este trabalho fica a cargo da PM. Durante toda a semana passada os policiais Carlos Alberto e Wesley percorreram os pontos críticos do município. “Entretanto, foi no domingo que nossa tarefa se intensificou. Mas, alertamos toda a comunidade e felizmente o pior não aconteceu”, disseram.

FALTA D’ÀGUA

O cano da adutora que abastece Luisburgo rompeu provocando a falta de abastecimento de água potável. “Acredito que dentro de quatro dias esta situação estará resolvida”, disse Francisco Adão de Carvalho, funcionário do SAAE (Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto).

Francisco informou que alguns produtores rurais emprestaram caminhões pipas para que fossem feitos os trabalhos de limpeza das ruas.

Diário de Manhuaçu

Nenhum comentário: