O governador Aécio Neves esteve em Manhuaçu na tarde desta quinta-feira, 08/01, para vistoriar os estragos causados pelas chuvas dos últimos dias. Segundo o que o Blog do Willian Chaves apurou, o governador desceu com o helicóptero no campo de futebol JK, centro da cidade, e depois seguiu para a prefeitura, onde teve um encontro com o prefeito Sérgio Breder. Mais tarde, o governador e o prefeito, acompanhados do ex-deputado e Secretário de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Belo Horizonte, Mário Assad Jr, voltaram para o campo JK e sobrevoaram a cidade.
O governador ainda andou por algumas ruas atingidas, acompanhado por uma comitiva que envolvia políticos, Polícia Militar e um caminhão do Corpo de Bombeiros. Aécio anunciou também que o governo do estado vai disponibizar cerca de R$ 30 milhões para os municípios atingidos pelas chuvas, com preferência para os mais afetados.
Durante a entrevista coletiva, Aécio anunciou ainda a concessão de um prazo de 60 dias para que os moradores das cidades mais castigadas possam pagar suas contas de água e luz, além de uma linha de crédito junto ao BDMG de R$ 50 milhões para os pequenos e médios comerciantes industriais, para que eles possam retomar os negócios.
O governador disse ainda que solicitou aos prefeitos de todas as cidades atingidas um relatório de danos, para que sejam feitos convênios para a recuperação de todas as áreas afetadas. Segundo ele, serão priorizadas as cidades que estiverem com suas coordenadorias de defesa civil funcionando. “É fundamental que todas as cidades do estado tenham as suas coordenadorias. Para isso, nós estamos disponibilizando técnicos da coordenadoria estadual para fazer treinamento dos funcionários municipais. Hoje, cerca de 600 municípios tem as suas coordenadorias criadas, mas menos de 150 estão em funcionamento”, salientou. Em Manhuaçu cerca de 2500 pessoas ficaram desalojadas e 250 desabrigadas. Estima-se um prejuízo de cinco milhões somente para o município. Cerca de 120 servidores públicos estão trabalhando na limpeza das ruas e estabelecimentos atingidos. O prefeito Sérgio Breder estima que a cidade poderá voltar ao normal em aproximadamente 120 dias, com a verba do governo estadual.
Políticos
A visita do governador a Manhuaçu evidenciou, mais uma vez, o oportunismo político. Várias presenças foram registradas na cidade. Vários deputados federais e estaduais, vereadores e lideranças políticas de toda região compareceram, ao que parecia mais um grande evento, do que uma rotina de trabalho. Sem falar nas escolhas de posição para sairem bem nas fotografias e imagens de televisão, já que a imprensa estava em peso na cidade. Como diz o exímio jornalista da Tv Bandeirantes, Boris Casoy, "isso é lamentável".
Willian Chaves
Fotos: Manhuaçu.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário