terça-feira, 31 de março de 2009

Santana do Manhuaçu: população fica sem médicos

thumb_postosaudesantanaA população de Santana do Manhuaçu está sem atendimento médico por causa da Câmara de Vereadores. Na semana passada, um projeto pedindo autorização para contratar médicos foi reprovado por cinco vereadores. O prefeito João Batista Vieira, o João do Açougue, mandou suspender o atendimento do posto de saúde e teve que acabar com o plantão médico. No posto de saúde, a faixa avisa: "Estamos sem médicos. Pedimos a compreensão do povo. Cinco vereadores votaram contra".

Sem autorização dos vereadores, a cidade só tem os PSFs funcionando, mas na hora de uma emergência durante a noite ou quando a pessoa precisa de um especialista, como um ginecologista ou um ortopedista, o jeito é conseguir uma ambulância e ir para Manhuaçu, Simonésia ou Ipanema.

Segundo o prefeito, durante toda a campanha, o clamor do povo foi justamente por ter o serviço de saúde em plantão durante a noite e nos finais de semana. “Assim que assumi a prefeitura, viabilizamos o serviço durante a noite. Nesses noventa dias, os plantões funcionaram muito bem, mas fiquei sem apoio da Câmara na contratação dos médicos para o plantão”, explica.

Ele explicou que antes o atendimento não existia. “O posto de saúde era fechado à noite e final de semana. Era uma correria para ir para Manhuaçu ou para Simonésia. Tinha que achar ambulância, enfermeiro e motorista”.

João do Açougue conta que o sistema de atendimento estava funcionando muito bem. Na semana passada, enviou os projetos para contratar médicos para o plantão noturno e especialistas para atender no posto de saúde. Quando chegou na Câmara, cinco vereadores votaram contra e só aprovaram o funcionamento dos PSFs.

Desde segunda-feira, quando alguém vai ao PSF e precisa de uma consulta com especialista não tem como ser atendida no posto de saúde. Durante a noite, a população não tem a quem procurar.

SEM ENTENDER

João do Açougue diz que não entendeu o motivo da maioria dos vereadores recusar o projeto: “Eu cumpri meu compromisso com o povo, porém tive que suspender. Eu espero a compreensão dos vereadores. Vamos tentar voltar com o projeto e ver se eles aprovam. Às vezes, foi um equívoco. Uma coisa que aconteceu. Acho que não pensaram bem. Não estou aqui para culpar ninguém e sim me defender”.

A nova tentativa é aprovar o projeto nesta quarta-feira na reunião de Câmara. “Estou pedindo a compreensão dos vereadores para atender a necessidade do povo. Eu e os vereadores temos nossos recursos, mas é preciso ver o povo. É a nossa população que está sendo prejudicada”.

Sobre a questão financeira, o prefeito é taxativo: “Dinheiro tem para pagar, graças a Deus. O impacto financeiro foi todo analisado”.

Enquanto o impasse continua, moradores de Santana são obrigados a correr para outra cidade. Por conta dessa medida, além de gastar para levar as pessoas para outra cidade, os pacientes ainda estão sendo colocados em risco na estrada.

Carlos Henrique Cruz - 31/03/09

Nenhum comentário: