segunda-feira, 16 de março de 2009

Manhumirim completa 85 anos

Nesta segunda-feira, 16 de março, a cidade de Manhumirim completa 85 anos de emancipação político/administrativa, em meio de muitas festas e celebrações. Afinal, merecidamente, pois todos louvam ao Senhor, inúmeras graças derramadas sobre seu abençoado povo. E vejamos o motivo de tanta alegria e júbilo:
MANHUMIRIM RELIGIOSO...
A cidade tem nos sacramentinos e sacramentinas sua estrutura religiosa, graças ao fundador das congregações, Pe. Júlio Maria de Lombaerde, isto há 80 anos. Também a atração se dá através de monumentos fabulosos que acolhem os católicos e todos visitantes, com sua Igreja Matriz fenomenal, toda em cimento armado, um Seminário (foto) agora reformado e um dos mais belos de todo o país; capelas muito bem freqüentadas em todas as comunidades, movimentos paroquiais ativos, grupos de reflexão atuantes, como o único de Cursilho de Cristandade que vai completar 38 anos de ininterruptas reuniões; igrejas cristãs e evangélicas, unidas harmoniosamente, fazem da cidade, uma benção para todos que aqui convivem e a visitam nas épocas de festas, como o tradicional Jubileu do Bom Jesus, de 07 a 14 de setembro, que atrai milhares de romeiros.
MANHUMIRIM TURÍSTICO...
Parque Municipal Sagüi da Serra (foto), um dos maiores e mais bem estruturados do país, juntamente com o Rio Claro na divisa com o Espírito Santo, proximidade do Pico da Bandeira, Templos e Igrejas magníficos, prédios seculares, um clima super-confortável, um carnaval sem igual (foto do artista plástico João Rosendo) e dezenas de atrações para a noite de luar; e para o esporte contando com estádio oficial como o do GMD, quadras em todas as escolas e bairros, dois mega poliesportivos, fazem de Manhumirim uma das mais visitadas e procuradas cidades da região.
MANHUMIRIM ADMINISTRATIVO...
Dotada de um governo municipal sério e competente, onde o atual prefeito é também o presidente do Circuito Turístico Pico da Bandeira e o secretário de saúde é o presidente do COSEMS - Conselho de Secretários de Saúde do Leste/Sul, uma Câmara de Vereadores totalmente renovada, o que muito agradou a população, duas varas cíveis, com juizes, promotores, delegada e oficiais de justiça, dos mais conceituados de Minas Gerais, geram paz e tranqüilidade aos munícipes, tudo aliado à precisa atuação da policia militar, sob comando da 29ª Cia. Dedicado e atuante, o deputado federal eleito do município não deixa de estar presente e contribuir em tudo que lhe é solicitado, para ver sua terra natal crescer e receber constantemente o progresso a que faz jus.
MANHUMIRIM SOCIAL...
Uma sociedade ordeira e comportada, que freqüenta com decência, os elegantes e seguros bares, restaurantes, boates, clubes poliesportivos da cidade, sempre bem monitorados por voluntários dispostos e capazes, que fazem parte dos clubes de serviços, do Lions, Rotary, Ordem De Molay, Rotaract, Leo Clube, Maçonaria, e que também são parceiros de entidades prestadoras de assistência contínua e eficaz, como a AMAR, Consep, Conselho da Comunidade, Codema, Conselho da Criança e Adolescente, Pastoral da Criança, todas elas recebendo apoio integral da Fundação Bom Jesus, entidade sacramentina mantenedora de duas emissoras campeãs de audiências, Rádios AM e FM, que mantêm a região informada sobre o que acontece, através de seus confiáveis e dedicados comunicadores, além de muita evangelização, apoio e parceria dos fieis ouvintes.
MANHUMIRIM EDUCACIONAL...
Se medir pelo número de alunos que passam em concursos e vestibulares no Brasil, Manhumirim pode ser considerada celeiro de boa educação. Também, com escolas do nível de um Colégio Santa Teresinha, (foto) desde o maternal a faculdade, estaduais e os Alfredos Lima e Breder, escolas municipais muito bem coordenadas por uma Secretaria de Educação atuante, isto tudo sem falar, em educandários que em Manhumirim realmente atuam, como o CVT, o Instituto Mater Natura, Patronato Agrícola, APAE, e o glorioso Conservatório Brasileiro de Música, que se destaca como um dos melhores do Brasil, levando a cidade dar chance todos os interessados, que desde pequeninos, podem usufruir dos ensinamentos, como no AABB Comunidade, Pingo de Luz, Creches e Cantinas educacionais e mais, muito mais que é feito neste local dinâmico e acolhedor.
Por isto e muito mais aqui não descrito que, Manhumirim volta a receber o título de Cidade Dínamo, haja vista, viver e reviver os bons tempos de outrora, hoje com mais modernismo e agressividade, mas com muita fé de que é nesta cidade, onde se pode personificar o lema da CF-2009: “A paz é fruto da justiça”... e justiça seja feita! Parabéns!
Portal Manhumirim

2 comentários:

Críssia Paiva disse...

Parabéns Willian pelo blog!

É bom ver as notícias de nossa região, principalmente, para saudosos e ausentes moradores, como no meu caso.

Tive a felicidade de participar do Minas ao Luar neste sábado passado, que teve alguns momentos de homenagem em comemoração ao aniversário de Manhumirim. Foi uma festa linda, regada de belas canções e poesias. Nem a chuva, causadora do término antecipado da festa, foi capaz de tirar o brilho da noite.

Muito me alegra ao me deparar com notícias assim, que mostram também o valor de nossa terra, com suas riquezas e belezas, contrapondo aos que se atentam somente às notícias de desastres e de coisas tristes, mesmo que estas gerem, por muitas vezes, mais "ibope". Contudo, as coisas boas também devem ser apreciadas e publicadas, não as deixando esquecidas no vão das banalidades e/ou fatalidades da vida.

Um abço

Anônimo disse...

´Parabéns, meu querido blogueiro. Gostei muito da historia das Religiosas Sacramentinas, fundadaspelo Pe Julio, que passou aqui por Macapá (Amapá) em 1916, antes de ir a Manhumirim. Eu me tornei seu seguidor. Abraços.