quarta-feira, 4 de março de 2009

Moradores de Santo Antônio do Grama elegem a Igreja Matriz como símbolo da cidade

Terminou, no dia 28 de fevereiro, o concurso que elegeu o símbolo de Santo Antônio do Grama. A Igreja Matriz de Santo Antônio, com 40,54% dos votos, foi escolhida pelos gramenses como o lugar que melhor representa a cidade. Em segundo lugar ficou a Cachoeira do Córrego Grande (35,64%)e, em terceiro, a Igreja de Santa Efigênia (23,82%).

O concurso teve início no mês de outubro, com a realização de uma campanha que incentivou, principalmente os alunos das escola do Município, a sugerirem aquilo que, para eles, pudesse ser considerado o símbolo de Santo Antônio do Grama. Os três lugares mas citados, que concorreram na segunda fase, foram a Igreja Matriz, a Igreja de Santa Efigênia e a Cachoeira do Córrego Grande. Entre os dias 2 de janeiro e 28 de fevereiro, os gramenses puderam votar, depositando os votos nas urnas colocadas nas bibliotecas e no Correio da cidade. Também foi possível a votação por e-mail, enviando uma mensagem para o Conselho do Patrimônio Cultural e Natural ou através da enquete do portal GramaOnline.

Para o Conselho, o projeto cumpriu seu objetivo. Além de gerar uma discussão acerca dos bens culturais e naturais do Município, principalmente sobre aqueles que concorreram no final, pôde demonstrar qual lugar fica mais facilmente gravado na memória das pessoas.

A Igreja Matriz, escolhida como símbolo da cidade, foi construída por iniciativa do Padre Antônio Ribeiro Pinto, entre as décadas de 1920 e 1940, com recursos arrecadados junto à própria comunidade. A igreja foi inaugurada oficialmente no dia 15 de dezembro de 1940. Localizada em destaque na praça central da cidade, foi construída em estilo gótico italiano.

Mais informações históricas sobre a igreja poderão ser conferidas na edição de março do Informativo “Nosso Patrimônio”, que estará em circulação nos próximos dias na cidade. Os interessados em receber um exemplar do informativo, poderão solicitá-lo através do e-mail cmpcn@yahoo.com.br.

Fonte : Assessoria de Comunicação de Sto. Antônio do Grama

Nenhum comentário: