quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ficha Limpa: Lista do TCU tem ex-prefeitos de Manhuaçu e Chalé

Numa forma de cooperar com o trabalho de fiscalização das pessoas que, de acordo com a Lei Ficha Limpa, não poderão se candidatar nas eleições deste ano, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Ubiratan Aguiar, entregou à Justiça Eleitoral a relação com os nomes das 7.854 pessoas, de todo o Brasil, que apresentaram irregularidades no exercício de cargos ou funções públicas nos últimos cinco anos, cujas contas foram rejeitadas.

O Maranhão é o estado com o maior número de contas rejeitadas (728), seguido de Bahia (700) e o Distrito Federal (614). Minas Gerais aparece em 4º lugar, com 575 nomes. O Estado com o menor número de contas rejeitadas é Santa Catarina, com 86.

No Leste de Minas, pouco mais de 20 pessoas tiveram seus nomes incluídos na lista que o TCU enviou à Justiça Eleitoral, algumas delas já falecidas, como o ex-deputado Genésio Bernardino e o ex-prefeito de Muriaé, Paulo de Oliveira Carvalho.

A maioria dos nomes é composta por ex-prefeitos. Estes são os casos de Zé Assis (Caratinga), Eduardo Xavier (Manhuaçu), Chico Ferramenta (Ipatinga), Daniel de Souza Dutra (Ipanema), José Andrade (Entre Folhas), Betinho (Ubaporanga), Reinaldo Cezar (Imbé de Minas), Paulo Ladeira (Taparuba), Hilmar Sathler (Lajinha), José Vieira (Itanhomi), Manoel Brandão (Chalé) e Paulo Emerich (Caparaó). Segundo o presidente do TCU, esta lista será atualizada até 31 de dezembro.

Nenhum comentário: