Encerrada mais uma enquete do Blog do Willian Chaves, o cenário revelado foi o seguinte: o pré-candidato ao Governo de Minas, lançado esta semana como o representante do PMDB e PT, Hélio Costa, apareceu em primeiro nas intenções com 40% dos votos. Com 24%, o atual governador de Minas, Antônio Augusto Anastasia, candidato tucano e apoiado por Aécio Neves, desponta na segunda colocação.
Outros dois nomes também foram lembrados para a possível disputa de outubro. Ambos são do Partido dos Trabalhadores e aparecem praticamente empatados. Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte, obteve 14% dos cliques, e Patrus Ananias, em-ministro do governo Lula, 11%.
O cenário desta enquete pode mudar, já que as decisões tomadas esta semana pelo PT sinalizam que o partido apoiará o candidato pemedebista Hélio Costa. As especulações dão conta de que Patrus Ananias seria o vice da chapa e Fernando Pimentel candidato ao Senado Federal.
Se observar pelo lado de que esses quatros nomes mais cotados para o pleito de 2010 receberam uma alta porcentagem de cliques, pode definir um novo quadro, já que se somados os votos recebidos por Pimentel e Ananias representam 25%, o cenário melhora para Hélio Costa, que em análises mais simplórias, não levando em conta outros intervenções, Costa venceria as eleições ainda no primeiro turno.
Mas, no mês que vem, quando os blocos estiverem nas ruas é que veremos como a carruagem irá andar. Deve-se considerar a participação e exposição de Aécio Neves na campanha. O pré-candidato do PV ao Governo de Minas, José Fernando Aparecido não foi citado nesta enquete por não ter definido se lançaria ou não sua candidatura à época da publicação da enquete.
Esse questionário não tem valor eleitoral. Simplesmente demonstra as intenções de alguns seguidores do Blog com relação ao pleito deste ano, portanto, sendo eximida de ser registrada no Tribunal Regional Eleitoral. 28% dos seguidores do Blog escolheram a opção "Outros", não depositando votos em nenhum dos nomes citados. A enquete ficou no ar por pouco mais de 20 dias.
Willian Chaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário