quinta-feira, 3 de junho de 2010

Clima esquenta na Câmara de Vereadores de Raul Soares

Presidente da Câmara, Eimard Rodrigues (foto de arquivo)
Apesar de ter sido prometido para hoje a leitura do projeto de autoria do vereador Célio Nesce que altera o sistema de votação na Câmara, extinguindo o processo de voto secreto para eleição da presidência do legislativo, o presidente, vereador  Eimard Rodrigues, mais uma vez, passando por cima inclusive do bom senso, adiou essa leitura, empurrando o desfecho dessa história.

Indignado, o vereador Ramiro Grossi, abriu o jogo para o presidente da Casa, cobrando do amigo e companheiro de partido (PT), vereador Eimard, uma definição para que esse projeto seja votado, qualquer que seja o resultado, pois a sociedade está acompanhando esse processo e exige uma solução. 

Segundo Ramiro, é uma situação constrangedora e ele já está sentindo vergonha de passar pelas ruas e ser cobrado pelas pessoas de um fato que não está só em suas mãos e que, na verdade, está envolvendo a imagem do próprio legislativo.

Na tribuna, o vereador Rui do Jipe, levantou a hipótese de que o voto aberto, na visão dele, não seria a melhor opção, já que os demais vereadores, de acordo com a tendência da votação, seriam privilegiados e teriam, em consequência, poderes de alterar ou não essa tendência. O vereador Rui disse ainda que quer votar essa questão do voto aberto desde que se faça uma reforma mais ampla, mas, no entender de alguns, essa observação nada mais é do que uma manobra para emperrar essa votação.

O clima esquentou na Câmara quando o vereador Rui do Jipe chegou a discordar do vereador Ramiro, usando termos mas ásperos e que provocaram a reação imediata deste e terminando com acusações mútuas, porém, sem um consenso sobre a essa votação.

O vereador Joaquim Fragoso também manifestou a sua opinião, sendo favorável à votação imediata desse projeto e, após essa votação, uma reformulação mais ampla na legislação que rege a Câmara. Em resposta ao argumento do vereador Rui do Jipe, Fragoso disse que o vereador já sabe com antecedência em quem vai votar e não seria a questão do voto aberto que iria alterar essa decisão.

No final da reunião, o Presidente do legislativo tentou se justificar dizendo que a demora sobre a colocação da matéria para votação está sendo causada pelos estudos que estão sendo feitos e que ainda não foram concluídos. Sobre as cobranças no blog, se defendeu alegando que foram feitas como anônimas.

Para evitar quer essa desculpa volte a se repetir, pedimos aos leitores que evitem o anonimato e postem os seus comentários devidamente identificados. Exerçam a sua cidadania e continuem utilizando este blog como o veículo para expressar a sua indignação.

Nenhum comentário: