segunda-feira, 7 de junho de 2010

Hélio Costa é o escolhido pelo PT-PMDB para disputar o governo de Minas

O PT e o PMDB anunciaram nesta segunda-feira (7) o ex-ministro das Comunicações Hélio Costa como o candidato da aliança dos dois partidos ao governo de Minas Gerais. O anúncio foi feito pelo presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, após reunião com lideranças do partido e do PMDB. A reunião ocorreu no gabinete da presidência do PMDB.

“Queremos anunciar que a nossa chapa será composta pelo senador Hélio Costa como o candidato ao governo e o companheiro Fernando Pimentel como o candidato ao Senado. É uma chapa com uma perspectiva real. Não será uma eleição fácil, mas há condições de eleger o governador, o senador e dar uma vitória expressiva para Dilma em Minas Gerais”, disse Dutra.

O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) disputava a indicação na aliança entre os dois partidos. O anúncio sobre a indicação de Costa já havia sido feito pelo próprio Pimentel mais cedo, pelo Twitter. Pimentel agradeceu o apoio e antecipou a decisão. “Amigos, agradeço a todos q me apoiaram na pré-campanha. Vamos anunciar a chapa Helio governador, Pimentel senador. E Dilma presidente!”, postou no serviço de microblog.

O presidente nacional do PMDB, Michel Temer (SP), destacou que a aliança em Minas “ganhou simbolismo” para a concretização da chapa entre os dois partidos em nível nacional. “A questão de Minas ganhou um simbolismo muito grande, e a tendência era de que se a aliança se consolidasse, teríamos a vitória em Minas e a vitória nacional, mas se não se concretizasse, talvez a tendência era de não se concretizar a aliança entre PT e PMDB. Mas trabalhamos em um grande harmonia e temos uma aliança de duas figuras exponenciais em Minas Gerais”, afirmou Temer.

Reginaldo Lopes, presidente do PT de Minas Gerais, afirmou que agora será feito um trabalho junto à militância para se defender a candidatura de Hélio Costa. Ele destacou que a vitória de Costa na disputa interna entre os partidos aconteceu pela influência na questão nacional.

“Nenhuma decisão no PT é simples. Mesmo quando a escolha é entre nós, já é disputado. Então, a partir de agora, é um outro momento com todo mundo unificado pelas candidaturas de Hélio Costa para o governo e Fernando Pimentel para o Senado”.

Costa agradeceu o apoio recebido e afirmou que seu vice também será do PT. Ele não quis revelar o nome que dividirá a chapa majoritária. “Vamos ter outra figura muito importante do PT de Minas como vice.” Ele destacou que o PMDB é importante aliado do governo Lula e disse que a aliança sairia no estado mesmo se Pimentel tivesse sido escolhido para disputar o governo.

Costa disse ainda que existe uma vaga de candidato ao Senado e as vagas de suplentes de senadores em aberto. Ele afirmou que pretende usar essas vagas para atrair apoios de outros partidos a sua candidatura.

Pimentel, por sua vez, afirmou que vai ainda conversar com a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, para decidir se continuará na coordenação da campanha ou se vai apenas se concentrar na candidatura ao Senado. Ele adiantou que considera “compatível” ter as duas atribuições.

Opinião

A candidatura de Hélio Costa fortalece a nossa região. Sabemos da forte presença do Senador pelas cidades de Manhuaçu, Matipó e Caratinga. Costa partilha de uma longa amizade com a família Magalhães do Deputado Federal João Magalhães e da ex-prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães. Caso seja eleito governador do Estado, é bem notável que nossa região saia na frente na atenção de Hélio Costa, que já tem demonstrado ao longo dos anos um carinho especial do leste mineiro. Vamos esperar a campanha e força de Aécio Neves que deverá vir de forma avassaladora para eleger Antônio Anastasia, que é o atual Governador do Estado.

Willian Chaves com informações do G1

Um comentário:

Unknown disse...

espero que esse Helio Costa leve a terceira derrota .. Fico com pena das pessoas da regiao de manhuaçu, matipo e demais cidades vizinhas..nao conhecem nem 1/3 da missa..sou de BARBACENA terra natal de HELIO COSTA onde ele mora tb e nao faz nada pela cidade e pelo povo..a fama dele nao é boa por aqui na terra dele ..