sábado, 26 de junho de 2010

Semana Nacional Antidrogas foi lembrada em Matipó pela Polícia Militar

Em Matipó a Semana Nacional Antidrogas contou com uma palestra realizada na Escola Estadual do Bairro Boa Vista pelo Soldado Wanderson, instrutor do Proerd na cidade. Alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio participaram do encontro que apresentou o tema: Drogas e Violência.



Durante a palestra o soldado Wanderson falou sobre a origem das drogas, os efeitos que causam à saúde e ilustrou com imagens de várias doenças causadas pelas drogas, exibiu vídeos de reportagens e documentários de usuários de drogas, mostrando aos estudantes o que verdadeiramente os tóxicos fazem com a vida do ser humano, relacionando-a com a violência. O Soldado Wanderson, pertencento ao Pelotão da PM de Matipó, ainda destacou a importância do diálogo familiar e de caminhos alternativos para os jovens seguirem na vida como: esportes, leitura, filmes, etc.


"Procuro deixar claro que ninguém precisa de drogas para ser feliz, pelo contrário, as drogas só trazem infelicidade e acabam com a vida do usuário, afetando a família inteira", afirma Wanderson que em breve deve se mudar para Belo Horizonte onde vai cursar na escola de oficiais da Polícia Militar o curso de Sargento para o qual foi aprovado recentemente.


A palestra foi encerrada com um vídeo de reflexão com o objetivo de auxiliar aos jovens a maneira de como pensar suas vidas e motivando para um vida saudável sem o uso de drogas.


A Semana Nacional Antidrogas é realizada anualmente, no período de 19 a 26 de junho. A data considerada representa a data de criação da Secretaria Nacional Antidrogas – SENAD, no dia 19 de junho, e em solidariedade ao esforço da Organização das Nações Unidas – ONU, que convenciona o dia 26 de junho como o Dia Internacional da Luta Contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas.


A prevenção é uma intervenção antecipatória de responsabilidade coletiva, que visa desencorajar o uso inicial de drogas e promover a interrupção de seu consumo, evitando assim o desencadeamento de situações de risco por parte do cidadão.
 


O Proerd é o Programa Educacional de Resistência às Drogas que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens. É uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education que significa Educar para Resistir ao Abuso de Drogas), implantado inicialmente em Los Angeles / EUA, em 1983, atualmente presente em mais de 58 países do mundo. 
 
Willian Chaves com informações do Soldado Wanderson

Nenhum comentário: