domingo, 5 de julho de 2009

PRESIDENTE DA CÂMARA DE SÃO JOÃO É ASSASSINADO

O presidente da Câmara de São João do Manhuaçu, Américo Gonçalves Courradesqui (PP), de 31 anos, foi morto a tiros na manhã deste domingo, 05. O crime ocorreu por volta das 10h30 na rua Vicente Estevão Florêncio em frente à casa dele, no Centro da cidade. A polícia não descarta que o crime tenha motivação política. O principal suspeito do homicídio é o lavrador José Gilmar Fernandes Praça, de 28 anos, conhecido com ‘Gil Pé de Bicho’, que está foragido.

Segundo testemunhas, Américo Courradesqui estava lavando o carro que acabou de comprar, quando um homem chegou à pé e atirou à queima roupa contra o vereador, que morreu na hora. Os disparos acertaram a cabeça e as costas de Américo.

Um dos motivos para o crime, teria sido um assassinato ocorrido em outibro do ano passado. De acordo com os moradores da cidade, um irmão de ‘Gil Pé de Bicho’, conhecido com ‘Cabelo de fogo’, foi morto um dia após as eleições, pelo lavrador Dioleno de Freitas. O criminoso chegou a ser preso pala Polícia Militar, mas teria conseguido a liberdade dias depois com a ajuda jurídica de Américo Courradesqui. A ação do vereador teria irritado ‘Gil Pé de Bicho’ que, na época, chegou a confidenciar a algumas pessoas a intenção de matar o presidente da Câmara.

No ano passado, o vereador também se envolveu em outra confusão. Durante uma reunião no plenário para votação da prestação de contas do mandato de prefeito João Batista Gomes no ano de 2002, Américo Courradesqui foi agredido pelo lavrador Itamar Alves Freitas que acompanhava a reunião. Depois da confusão, Itamar fugiu e o vereador registrou queixa na delegacia.

TERCEIRO MANDATO

americoAmérico é um dos políticos mais conhecidos na região. Em outubro passado foi o quarto vereador mais bem votado na cidade com 282 votos e se elegeu para o terceiro mandato. Após o crime, se aglomerou em frente à casa do Presidente da Câmara. O corpo de Américo que foi levado no final da manhã para o Instituto Médico Legal (IML) de Manhuaçu para exames de necropsia.

Durante todo dia as polícias militar e civil realizaram buscas na região. Segundo o delegado Getúlio Vargas de Lacerda, ‘Gil Pé de Bicho’ é dono de uma extensa lista de crimes na região. “Ele já esteve envolvido em homicídios e furtos. Nesse momento não descartamos nenhuma motivação para esse crime” comentou o delegado.

O Corpo de Américo será velado na casa onde morava com a esposa, com quem havia casado em dezembro passado, e depois na Câmara Municipal. O enterro deve acontecer no final da tarde desta segunda no cemitério de São João do Manhuaçu.
Daniel Antunes - Carlos Henrique - Jailton Pereira - Eduardo Satil

Nenhum comentário: