terça-feira, 14 de julho de 2009

CARATINGA: Dois casos sob suspeita de gripe suína

O Secretário de Saúde de Caratinga, Roberto Carlos, confirmou nesta segunda-feira, 13/07, ao Super Canal, a suspeita de dois casos de gripe suína na cidade. Um comerciante, de 32 anos, que viajou para o Paraguai começou a apresentar sintomas de gripe dois dias após retornar a Caratinga. Sua esposa, de 22 anos, que não havia viajado também apresentou os sintomas da doença após o contato. Ambos foram atendidos e, de acordo com o secretário, as medidas cabíveis ao caso foram tomadas.

Os sete dias de quarentena domiciliar do casal se encerrou hoje e ambos se recuperaram bem. Não foram feitos exames para confirmar se o casal tinha a gripe comum ou a suína, já que a recomendação do Ministério da Saúde é de que se faça o exame apenas nos casos mais graves. De acordo com o secretário municipal, analisando a situação do casal as chances são pequenas de que o vírus que os atingiu tenha sido o da gripe suína.
Mesmo que Caratinga ainda não tenha casos da gripe suína confirmados, é preciso ficar atento a alguns cuidados, principalmente quem for viajar nestas férias para países que já apresentam casos de contaminação pelo vírus H1N1, conforme salientou Roberto Carlos. A prevenção deve ser a arma mais eficaz no combate à doença.
A volta das férias também tem sido um fator preocupante para todos os municípios do País, em especial, para Caratinga, quando há informação que muitas as famílias da cidade teriam viajado para a Argentina neste mês. O perigo pode estar no retorno das aulas, pois a transmissão da gripe entre as crianças é mais frequente.
O secretário pede a cautela da população e a atenção aos cuidados necessários. Veja alguns deles:
- Se você for viajar ou tiver retornado a pouco tempo de um dos países que tenha sido muito afetado pela gripe suína, deve ficar de olho nos sintomas, que se assemelham muito aos da gripe comum, mas são mais severos e possuem uma taxa de letalidade maior.
Os sintomas incluem:
Febre alta, acima de 38º C
Tosse
Dores no corpo
Coriza
Fadiga
E ainda, em alguns casos:
Vômito
Diarreia
Em caso de alguns destes sintomas, os caratinguenses, em especial, devem procurar pelo Pronto Atendimento Municipal (PAM), caso necessite de um atendimento fora do horário comercial. Do contrário, deve procurar pelo departamento de Vigilância Sanitária. Uma equipe de profissionais do setor deverá realizar os encaminhamentos necessários e realizar o acompanhamento do paciente.
Willian Chaves com informações da Tv Super Canal - Caratinga

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.