sexta-feira, 20 de junho de 2008

Polícia Federal investiga prefeituras na região

A Polícia Federal realiza nesta sexta-feira uma grande operação em Minas Gerais e outros sete estados para combater fraudes em concessões de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os agentes cumprem 38 mandados de prisão e 231 mandados de busca e apreensão. Segundo os levantamentos, os projetos envolvidos no esquema já receberam R$ 700 milhões em verbas públicas, mas também são investigados outros contratos que somam R$ 2 bilhões.
A operação, batizada de “João de Barro”, ocorre simultaneamente em Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal. Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) realizada em 29 municípios do leste de Minas revelou indícios de fraude na execução de obras. Os policiais buscam documentos que ajudem a comprovar o desvio de dinheiro público na utilização de verbas federais para compra de material de construção.

No momento agentes da PF estão investigando as prefeituras de Martins Soares, Ipanema, Caputira, Alto Jequitibá, Entre Folhas, Raul Soares, Pocrane e São Domingos do Prata.

As fraudes estão ligadas, principalmente, à construção de casas populares e estações de tratamento de esgoto em vários municípios. O desfalque atingia as chamadas Transferências Voluntárias, recursos financeiros repassados pela União aos estados, Distrito Federal e municípios em decorrência de convênios ou empréstimos cedidos pela Caixa Econômica Federal e BNDES.

Os agentes fazem buscas em Belo Horizonte e outras importantes cidades mineiras: Contagem, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Itabira , Sabará, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Montes Claros, Governador Valadares, Juiz de Fora, Divinópolis, Teófilo Otoni, Varginha, Oliveira e Formiga. A polícia ainda não divulgou detalhes da operação, mas há suspeita do envolvimento de políticos e funcionários públicos no esquema de fraudes.

Outras informações a qualquer momento.

Willian Chaves com informações do Portal Uai e foto Manhuacu.com

2 comentários:

Unknown disse...

Olá amigo Wilson,
Sou Vermelhense e moro em brasilia df.
Ví esta reportagem soobre ligação asfáltica para Vermelho Novo e fiquei muito alegre. Espero que não seja apenas promessa como tenho sabido por várias vezes; espero que não seja apenas promessa para votarmos em candidatos que após as eleições desaparecem e não dão mais nenhuma satisfação à comunidade Vermelhense.
Abraços de jason frutuoso
www.jasonfrutuoso.com.br

Unknown disse...

Estou com um livro pronto e quero um dia lançá-lo para as comunidades vermelhense e caratinguense. A história ocorre nesta região e por isto quero levá-la para estas comunidades.
Veja comentários no site
www.jasonfrutuoso.com.br
jason