segunda-feira, 30 de junho de 2008

Servas inaugura Centro de Educação Infantil em Caratinga

O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) inaugurou, nesta sexta-feira (27), em Caratinga, região Leste, um Centro Solidário de Educação Infantil, para atender crianças de até seis anos. A presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha, entregou eletrodomésticos, móveis e kits de utensílios a 30 entidades – entre creches, instituições de longa permanência para idosos e Apaes - de 27 municípios da região.



A administração municipal cedeu o terreno, além de garantir infra-estrutura (água, luz, esgoto) e recursos humanos para o seu funcionamento. A presidente do Servas, Andrea Neves, destacou a importância das parcerias do Governo do Estado com prefeituras, associações e empresas para viabilizar projetos que beneficiam toda a comunidade. “Somente as parcerias possibilitam a construção desses Centros Solidários. Parcerias essas que vão muito além de convênio assinado, que contribuem efetivamente para a educação de nossas crianças que são verdadeiras mensagens que enviamos ao futuro”, afirmou.

O prefeito de Caratinga, Ernani Campos Porto, comemorou a chegada do centro solidário à cidade. “A importância dessa obra está ligada diretamente ao futuro de centenas de crianças e de famílias do nosso município que aqui terão a sua base da construção de sua cidadania”, disse.


O centro tem projeto arquitetônico de acordo com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e prevê ambientes para atender 200 crianças em período integral, com instalações como berçário, sala de leitura, salas de atividades divididas por faixa etária, refeitório e área externa para lazer. A presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca), Regina Cunha Mendes, falou sobre a contribuição do centro para a melhoria da qualidade da educação das crianças. “Esse modelo de Centro Solidário implantado em Caratinga e em outros municípios mineiros influencia, de maneira positiva, a educação dessas crianças que aqui começam sua formação”.

Doações


As 30 entidades da região Leste receberam do Servas: armários de aço, bebedouros, berços, cadeiras de banho, cadeiras de rodas, camas de solteiro, colchões de solteiro, colchões para berço, DVD, fogões industriais com forno, freezers (280 litros), guarda-roupas 4 portas, kits cozinha, liquidificadores industriais, máquinas de lavar, TVs 20 polegadas, ventiladores de pé e vídeo cassete.

A presidente do Servas, Andrea Neves, fez a entrega dos equipamentos às entidades e afirmou que essa ação demonstra que governo e sociedade civil caminham juntos. “Lembro aqui o que disse o governador Aécio Neves, em seu primeiro dia de governo, ao reunir sua equipe e dar uma missão comum a todos: a de derrubar muros e construir pontes entre o governo e a população. Esse é um programa que nos possibilita estabelecer pontes e caminhar lado a lado, ao apoiar centenas de instituições filantrópicas no trabalho que desenvolvem todos os dias em creches, instituições de longa permanência para idosos, Apaes, entre outras entidades”, ressaltou.

A entrega dos equipamentos é feita por meio do Programa de Apoio a Entidades (PAE), uma das ações do Servas em sintonia com a missão de complementar as políticas públicas, apoiando as entidades filantrópicas de serviços assistenciais do Estado, em parceria com os setores público e privado e a sociedade civil.

Agência Minas

Nenhum comentário: