quarta-feira, 4 de junho de 2008

3 cidades na região são beneficiadas na área social pelo Governo do Estado

O Governo de Minas assinou, nesta quarta-feira (4), convênio com 65 prefeituras para implantação de Centros de Referência de Assistência Social (Cras), coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Cada município vai receber R$ 70 mil, o que significa um investimento total superior a R$ 4,5 milhões. O evento, que contou com representantes de todas as 65 cidades beneficiadas foi realizado no auditório do Banco de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (BDMG). Na região, Caputira, Manhumirim e Santo Antônio Grama foram beneficiadas com o convênio.

De acordo com a superintendente de Política de Assistência Social da Sedese, Marta Vieira, o Cras é um dos passos importantes para a organização da proteção social básica prevista pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas). ”Com os recursos os municípios passam a ter condições materiais para dar início a implantação do Cras”, ressalta.

Em Matipó a prefeitura já mantém em funcionamento três sedes do Cras. Duas na cidade, no prédio do DAS, Departamento de Assistência Social e uma no Bairro Boa Vista e, também, no distrito de Padre Filho.

O Cras

O Cras atende crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas com deficiência, quando existe risco em função de pobreza ou da exclusão social. Eles são entrevistados, cadastrados e orientados. De acordo com suas necessidades, são encaminhados à rede de proteção social do município, que pode ser creches, escolas, postos de saúde e centros de convivência de idosos. São também encaminhados a cursos profissionalizantes e recebem apoio na recuperação de dependência química. Psicólogos, assistentes sociais e pedagogos que atuam no Cras são capacitados por técnicos do Governo de Minas.

No total, existem em Minas 433 Cras em atividade, em 353 cidades. Em 88 municípios, as unidades são mantidas exclusivamente com recursos próprios do Governo de Minas. Em 81 cidades os centros são mantidos com recursos exclusivos da União. Em outros 184 municípios os recursos são do Estado e da União. Em 2007, o Cras foi responsável pelo atendimento de 822 mil famílias em Minas Gerais.

Municípios

Municípios onde serão implantados novos Cras são: Bambuí, Bias Fortes, Bom Despacho, Bonito de Minas, Botumirim, Buritizeiro, Campanário, Campo Azul, Campo Florido, Campos Altos, Caputira, Caranaíba, Cariacu, Carmopolis de Minas, Chapada Gaúcha, Conceição do Rio Verde, Conceição dos Ouros, Confins, Cordisburgo, Coronel Murta, Couto Magalhães de Minas, Datas, Descoberto, Divino, Engenheiro Navarro, Francisco Badaró, Glaucilândia, Guarda- Mor, Ibiracatu, Itacambira, Itamonte, Japonvar, Juatuba, Lagamar, Lagoa dos Patos, Lagoa Grande, Lassance, Liberdade, Luz, Mamonas, Manhumirim, Maria da Fé, Matias Barbosa, Matias Cardoso, Montezuma, Morro do Pilar, Natalândia, Ouro Fino, Paiva, Pedras de Maria da Cruz, Piedade de Ponte Nova, Pintópolis, Presidente Olegário, Santo Antônio do Grama, Santo Antônio do Retiro, São Bento do Abade, São João da Lagoa, São João da Ponte, São João do Nepomuceno, São João Evangelista, São Romão, Serranópolis de Minas, Teixeiras, Uruana de Minas, Veredinha.
Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário: