quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Romeu Queiroz assume mandato de deputado na ALMG

O deputado Romeu Queiroz (PSB) tomou posse na Assembleia Legislativa de Minas Gerais na Reunião Ordinária de Plenário desta quarta-feira (16/2/11). Ele ocupa vaga aberta pelo afastamento do deputado Wander Borges (PSB), que se licenciou para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
Romeu Queiroz assume no lugar de Juninho Araújo (PTB), primeiro suplente da coligação Justiça Social e Trabalho (PTB/PSB), empossado no dia 4 de fevereiro. A convocação de Queiroz pela ALMG obedece a uma decisão liminar do Tribunal de Justiça, que entendeu que a vaga aberta pertence ao partido do deputado Wander Borges, e não à coligação pela qual ele disputou as eleições de 2010.

Em reunião no dia 1º de fevereiro, a Mesa da ALMG decidiu utilizar como critério para a convocação de suplentes a ordem de votação da coligação pela qual o candidato concorreu nas eleições, e não o partido ao qual ele é filiado. A decisão segue regra da legislação eleitoral, segundo a qual a vaga pertence à coligação, e não ao partido. No entanto, a Casa teve que convocar Romeu Queiroz segundo o critério de que a vaga é do partido, em obediência a uma decisão judicial.

BIOGRAFIA

Com 32.017 votos, Romeu Queiroz retorna à ALMG para assumir seu quarto mandato de deputado estadual. Ele foi presidente da Casa por dois biênios (1991-92 e 1997-98) e deputado federal por dois mandatos (1999-2003 e 2003-2007). Seu primeiro mandato teve início em 1987, na Assembleia Constituinte. Ainda na ALMG, foi 4o-secretário (1989-90) e líder do governo Eduardo Azeredo. Na Câmara dos Deputados, presidiu a Subcomissão Especial de Inspeção Veicular (2001-2002), a Comissão de Viação e Transportes (2003) e a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (2005).

Antes de iniciar sua carreira política, foi radialista e funcionário da Caixa Econômica Federal, tornando-se diretor da instituição em Minas Gerais para as Carteiras Habitacional e Bancária, entre 1983 e 1986. Atualmente é empresário das áreas de agronegócio e de veículos, atuando ainda como advogado e consultor na área jurídica e empresarial. Romeu Queiroz nasceu em Patrocínio (Alto Paranaíba) e tem 62 anos.

Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário: