quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Juninho Araújo será Deputado Estadual

A convocação dos suplentes de deputados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai observar a ordem de votação da coligação pela qual os candidatos concorreram nas eleições de 2010. Assim, não será mais utilizado como critério de convocação o partido pelo qual o candidato concorreu. A decisão foi tomada na noite de terça-feira (1º), em reunião da nova Mesa Diretora da Casa.

Havia expectativa para a posse do suplente de deputado e empresário do Grupo RQ, Romeu Queiroz, suplente do PSB, já que pela regra anterior e utilizada pela ALMG em janeiro, a vaga era do partido e não da coligação. Dessa forma, o deputado Juninho Araújo (PTB) é quem fica com a vaga.

A convocação de suplentes é necessária porque seis deputados da 17a Legislatura foram nomeados secretários de Estado. Na vaga de Agostinho Patrus Filho (PV), secretário de Turismo, será convocado Rômulo Veneroso (PV). No lugar de Bráulio Braz (PTB), secretário de Esportes e Juventude, assume Delvito Alves (PTB).

Para a vaga de Gil Pereira (PP), secretário de Estado Extraordinário para o Desenvolvimento do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, será convocado Romel Anízio (PP). No lugar de Wander Borges (PSB), que ocupa a pasta de Desenvolvimento Social, assume Juninho Araújo (PTB), segundo mais votado da coligação PTB-PSB.

No lugar de Lafayette de Andrada (PSDB), secretário de Estado de Defesa Social, assume Ana Maria Resende (PSDB). Já Carlos Pimenta (PDT), secretário de Estado de Turismo, será substituído por Luiz Carlos Miranda (PDT).

A decisão da Mesa foi tomada considerando que as decisões do Supremo Tribunal Federal determinando que as vagas dos suplentes pertenciam aos partidos foram proferidas em caráter liminar, ou seja, provisório. Além disso, a Mesa segue a regra da legislação eleitoral, segundo a qual a vaga pertence à coligação, e não ao partido. A decisão de nomear os suplentes conforme essa regra é também o critério adotado pela Câmara dos Deputados e pelas demais Assembleias Legislativas.

Carlos Henrique Cruz - com informações da ALMG

Nenhum comentário: