domingo, 21 de junho de 2009

ABRE CAMPO: Cidade ganha 2ª Vara Judicial e Matipó sai de cena

117 anos depois de ter sido criada a Comarca de Abre Campo, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Sérgio Resende, instalou, nesta sexta-feira, 19, a 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais na cidade. Com a concretização da 2ª Vara, Matipó sai de cena de vez pela implantação da Comarca no Município, pelo menos por uns bons anos.

Num evento muito prestigiado, Abre Campo recebeu o Ministro das Comunicações, Senador Hélio Costa, o Presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais Deputado Alberto Pinto Coelho, o desembargador José Tarcísio de Almeida Melo (Presidente do TRE-MG), o Procurador Geral de Justiça do estado Alceu José Torres Marques, e os juízes de Abre Campo Dr. Marcus Vinícius do Amaral Daher e Dr. Maurício José Machado Pirozi. Além das mais importantes autoridades do Judiciário Mineiro, a cerimônia ainda contou com os prefeitos das seis cidades da comarca: Davis Antônio Cardoso Júnior (Abre Campo), Sebastião Pereira Mageste (Caputira), Fábio Henrique Gardingo (Matipó), Trovão Vitor de Oliveira (Pedra Bonita), Geraldo Schiavo (Santa Margarida) e Antônio Sérgio da Cruz (Sericita). Os deputados federal João Magalhães e estaduais Sebastião Costa, José Henrique, Juninho Araújo, o diretor dos Correios Pedro Magalhães e onze desembargadores do TJMG e do TRE estiveram presentes.

A partir da instalação, a atual Vara Única da comarca passa a ter a denominação e competência de 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude. Em 2008, Abre Campo recebeu 3.069 processos, o que representa uma média de 256 por mês. O acervo da comarca contava com 5.967 processos em 31 de dezembro.

Na primeira parte da cerimônia, o juiz diretor do foro, Marcus Vinícius, o desembargador Joaquim Herculano e o desembargador Sérgio Resende descerraram a placa e assinaram o termo de instalação da nova vara judicial. Em seguida, foi inaugurada a Galeria de Fotos dos magistrados abrecampenses.

HOMENAGENS

A luta pela instalação da nova vara judicial é uma das maiores demandas de Abre Campo e tem reflexos nas outras cinco cidades da comarca. O presidente do TJMG Sergio Resende destacou o empenho do juiz Marcus Vinícius do Amaral Daher para a implantação e garantiu que haverá mais agilidade nos trabalhos do Judiciário. “Quando assumi a presidência, coloquei cinco critérios técnicos para implantar novas varas. Para minha alegria, ao ver o pedido de Abre Campo, a cidade preenchia plenamente. A demanda é enorme e agora teremos maior agilidade no atendimento desta Comarca”, afirmou.

Resende também elogiou o comprometimento do Desembargador Joaquim Herculano. Filho da terra, ele se empenhou pessoalmente na demanda. “Tenho que fazer justiça ao destacar o Desembargador Joaquim Herculano. Quando mostrei que precisávamos de um local para a nova vara judicial, ele se incumbiu de providenciar tudo. Abre Campo tem uma dívida de gratidão com esse filho ilustre”, reconheceu.

Prefeitos, vereadores, autoridades religiosas e militares participaram da cerimônia, além de juízes, promotores, advogados e funcionários do Judiciário de Abre Campo e da região.

Willian Chaves com informações de Carlos Henrique Cruz

7 comentários:

Anônimo disse...

Uma veragonhosa desisão pólítica do TJ de Minas. A comarca tecnicamente deveria ser em Matípó. Mas esse Quinquim não vai ser desembarcador eternamente. Um dia a gente consegue!

Anônimo disse...

Vergonhoso é voçê nao aceitar um decisao tomada pelo TJMG, e nao saber escrever, e faltar com respeito ao ilustre filho de ABRE CAMPO Dr. JOAQUIM HERCULANO RODRIGUES nosso desembargador.

Anônimo disse...

A festa foi tão boa, q ate o ministro das telecomunicaçoes Helio Costa veio participar. Matipo vai ficar para quem sabe ser comarca daqui a uns oitenta anos...kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

inveja mata ,mas merito so faz crescer.PREVILEGIO SAO PRA POUCOS OK

Anônimo disse...

É UMA VERGONHA O QUE FIZERAM COM O MUNICÍPIO DE MATIPÓ-MG, POIS ALÉM DE NÃO VIR A COMARCA TEVE ESTA PALHAÇADA DE INAUGURAÇÃO E DISCURSOS NO ENTANTO QUANTO VERGONHOSO, ABRE CAMPO SÓ VIVE DA COMARCA E NO ENTENDIMENTO DESTE DESEMBARGADOR SE COLOCASSEM A COMARCA EM MATÍPÓ, FECHARIA ABRE CAMPO, E ASSIM SE FEZ! MAS COMO TODOS SABEMOS VAI SER INEVITÁVEL UMA COMARCA AQUI EM MATIPÓ, É UMA BOMBA RELÓGIO! VAMOS VER O QUE ACONTECERÁ, E ENQUANTO PRECISARMOS DESTE MUNICÍPIO RETROGRADA VAMOS TER QUE TOLERAR.

Denise disse...

Gostaria muito de trocar email com alguem que mora na cidade de Abre Campo(MG).Meu email é deniseienczak@hotmail.com
Aguardo contato.

Anônimo disse...

Quem é esse tal quinquim? é alguem vaidoso que esconde a verdade para beneficiar uma comunidade em detrimento de outra maior e mais evoluida? Será que ele está acima da lei? só avisamos a ele uma coisa:
não adianta ele tentar segurar pois MATIPÓ continuará crescendo e sobrepujando toda má vontade, toda ação de bastidores e obrigando a todos aqueles que impedem a verdade de prevalecer que ponham a viola no saco e partam vencidos para tocar em outras plagas.