sábado, 27 de junho de 2009

MANHUAÇU: Pessoa é acompanhada com suspeita de contaminação pela Gripe Suína

Profissionais do setor de Vigilância Sanitária de Manhuaçu foram chamados no início da noite desta sexta, 26, por causa de uma pessoa que chegou da Argentina. Apesar do acompanhamento, o quadro não foi considerado como contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1), a chamada Gripe Suína.

Segundo as informações, a pessoa esteve na Argentina, zona afetada pela doença, e retornou de Belo Horizonte para Manhuaçu num ônibus nesta quinta-feira. Com um quadro semelhante a um resfriado, houve o chamado. A notícia mostra que a doença está mais próxima do que se imagina. Em Muriaé e Ipatinga, como foi informado por nossa reportagem, dois casos foram registrados como suspeitas de contaminação da gripe. Em ambas as cidades, as pessoas analisadas retornavam de viagens a países vizinhos como a Argentina.

Apesar disso, o estado de saúde não confere com os protocolos do Ministério da Saúde. A pessoa será acompanhada, pois não apresenta, por exemplo, febre alta. De toda forma, profissionais do setor ouvidos pela reportagem indicam que os cuidados e medidas de prevenção devem ser tomadas.

CASOS NO BRASIL

O Ministério da Saúde informou nesta sexta que foram confirmados 70 novos casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1), nos estados de São Paulo (43), Minas Gerais (6), Paraná (5), Distrito Federal (5), Rio de Janeiro (4), Santa Catarina (3), Piauí (2), Espírito Santo (1) e Pará (1).

Com os novos casos, o total de confirmados no país chega a 522. Esse número inclui os casos informados ao Ministério da Saúde pelos três laboratórios de referência para o diagnóstico da influenza (Fundação Oswaldo Cruz/RJ, Instituto Evandro Chagas/PA e Instituto Adolf Lutz/SP) e/ou pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

O QUE É

O Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A. Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Willian Chaves com informações do Portal Caparaó

Nenhum comentário: