Profissionais do setor de Vigilância Sanitária de Manhuaçu foram chamados no início da noite desta sexta, 26, por causa de uma pessoa que chegou da Argentina. Apesar do acompanhamento, o quadro não foi considerado como contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1), a chamada Gripe Suína.
Segundo as informações, a pessoa esteve na Argentina, zona afetada pela doença, e retornou de Belo Horizonte para Manhuaçu num ônibus nesta quinta-feira. Com um quadro semelhante a um resfriado, houve o chamado. A notícia mostra que a doença está mais próxima do que se imagina. Em Muriaé e Ipatinga, como foi informado por nossa reportagem, dois casos foram registrados como suspeitas de contaminação da gripe. Em ambas as cidades, as pessoas analisadas retornavam de viagens a países vizinhos como a Argentina.
Apesar disso, o estado de saúde não confere com os protocolos do Ministério da Saúde. A pessoa será acompanhada, pois não apresenta, por exemplo, febre alta. De toda forma, profissionais do setor ouvidos pela reportagem indicam que os cuidados e medidas de prevenção devem ser tomadas.
CASOS NO BRASIL
O Ministério da Saúde informou nesta sexta que foram confirmados 70 novos casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1), nos estados de São Paulo (43), Minas Gerais (6), Paraná (5), Distrito Federal (5), Rio de Janeiro (4), Santa Catarina (3), Piauí (2), Espírito Santo (1) e Pará (1).
Com os novos casos, o total de confirmados no país chega a 522. Esse número inclui os casos informados ao Ministério da Saúde pelos três laboratórios de referência para o diagnóstico da influenza (Fundação Oswaldo Cruz/RJ, Instituto Evandro Chagas/PA e Instituto Adolf Lutz/SP) e/ou pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
O QUE É
O Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A. Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Willian Chaves com informações do Portal Caparaó
Nenhum comentário:
Postar um comentário