terça-feira, 2 de junho de 2009

RIO CASCA: Cidade comemora 97 anos

Rio Casca comemorou ontem 97 anos de emancipação política, escrevendo sua história dia a dia.

Devemos lembrar que períodos de tempo são definidos por pontos de início e também de final, como por exemplo os anos comemorados, desta vez 97 anos. Mas a história é escrita dia a dia, um fato de cada vez, quase sempre desapercebidos em seu instante; mas uma vez notados, longe de seu tempo, aí sim eternizam-se.

Foi esta a tônica do discurso que homenageou a cidade, discurso realizado por José Maria Starling, que lembrou fatos de sua infância, folclores e lendas de nossa cidade, casos interessantes, e uma série de coisas que, embora tenham acontecido há muito tempo não se perderam.

Discursou ele também acerca de uma cidade que não fica presa simplesmente à números estatísticos, disputas políticas, briga de vaidades acirradas e nem momentos de crise; mas uma Rio Casca viva, viva na memória; e lembrando de áureos tempos podemos todos nos renovar de ânimo e vigor para desenvolver novos fatos, novos dias, novas atitudes, diferentes e que produzam fatos renovadores para nossa história.

Por ocasião da comemoração dos 97 anos de Rio Casca, a Câmara Municipal, sob gestão da vereadora Leidinha e demais vereadores eleitos no ano passado, inaugurou o CAC - Centro de Atendimento ao Cidadão, um espaço que oferece a partir de sua inauguração, apoio, auxílio jurídico e orientações diversas, visando auxiliar o cidadão riocasquense a usufruir de seus plenos direitos na sociedade.

As instalações do CAC foram inauguradas e o espaço teve o nome em homenagem a Américo Joaquim Piuzana, antigo vereador da cidade.

Estiveram presentes algumas autoridades de nossa cidade, algumas pessoas influentes na sociedade riocasquense e populares, além do Cônego José Maria, que abençoou as novas instalações e da Banda Santa Cecília que abrilhantou a festa e ainda tocou um belo "Parabéns a você" para nossa cidade.

Nosso desejo não é somente que se comemore mais aniversários, já que passagens de tempo obviamente não deixarão de acontecer; nosso desejo é uma cidade com motivos para comemorar; que se comemore progresso efetivo e não obras acabadas ou iniciadas, que se comemore geração emprego, renda e riquezas; que se comemore crescimento, qualidade de vida e justiça social; que haja menos vaidades e mais realizações; que possamos comemorar fatos relevantes e que signifiquem acréscimo a todos e não perdas ou enriquecimento de alguns.

Esta é a cidade que todos queremos, não ?

Parabéns Rio Casca ! ! !

Fonte: Rio Casca Online

Nenhum comentário: