quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Assalto no Sicoob: 1 morto, 3 presos e 350 mil recuperados

350 mil reais foram recuperados, três assaltantes presos e um morto. O resultado da ação da Polícia Militar foi considerado extremamente positivo. Durante a tarde de terça-feira, 22, os quatro elementos assaltaram a agência do banco Sicoob, no bairro Santo Antônio (em frente ao Supermercado Paxá), em Manhuaçu. Na perseguição, houve troca de tiros e um dos ladrões foi baleado.

ASSALTO

Por volta de meio-dia, os quatro bandidos chegaram ao banco em um Corsa Classic, placa JIW 6526/Brasília(DF). Enquanto um dos assaltantes permaneceu dentro do carro, os outros três invadiram o banco e renderam cinco funcionários e clientes.

Para adentrar a agência do Sicoob, os bandidos colocaram as armas no porta objetos, enquanto um já estava no interior do banco. Esse anunciou o assalto sem dar tempo de nenhuma reação por parte de quem estava no local.

Depois de anunciar o roubo, o grupo levou toda a quantia em dinheiro que teve acesso dentro do banco. Ao mesmo tempo, um dos mecanismos de segurança acionou o alarme interligado com o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM). 

“Duas viaturas que estavam mais próximas se deslocaram rapidamente para local e avistaram os três indivíduos saindo do banco e entrarem no carro. Com as características do veículo, as viaturas saíram em perseguição ao veículo em alta velocidade pelas ruas até a BR-262”, detalha o Capitão Jéferson Vitor, Assessor de Comunicação Organizacional do 11º BPM.

FUGA

Enquanto o cerco ia se fechando, os ladrões ganharam a rodovia federal com direção a Reduto e entraram por uma estrada de terra. Eles abandonaram o carro e subiram por um cafezal, entre Reduto e Martins Soares.

Com apoio de equipes de cidades vizinhas e do policiamento de Manhuaçu, em poucos minutos foi montado um cerco total na área. “Nossos policiais depararam com dois dos ladrões armados e de posse de uma sacola de dinheiro. Eles atiraram e os militares revidaram. Um dos elementos, identificado como Rodrigo Mattesco da Silva, 26 anos, foi baleado e não resistiu. O segundo a ser preso foi Wilder Matheus de Oliveira, 27 anos”, detalhou Capitão Vitor.

As buscas duraram cerca de seis horas ininterruptas durante a tarde nas matas e lavouras entre as regiões de Guarani, Reduto e Martins Soares. Os dois ladrões foram localizados no final da tarde numa ação que envolveu policiais civis, militares, um helicóptero e cães do canil da PM. Éder Henrique Zagatto, 27, e Tiago Oliveira Silva Júnior, 30, foram presos numa mata perto do local em que abandonaram o veículo.

PASSEIO

Apesar das características, armamento, ficha policial e até documentos falsos, o grupo insistiu na versão de que estava apenas de “passagem” por Manhuaçu e resolveram praticar o assalto. Eles alegaram que são do interior de São Paulo, estavam no litoral capixaba numa pousada em Marataízes (ES). A Polícia Militar registrou a versão do grupo. O planejamento dos ladrões contudo demonstra que eles tinham clareza do que queriam fazer.

A resposta rápida e eficiente das polícias foi comemorada por vários setores da população. Segundo o Capitão Jeferson Vitor, o resultado compensou o empenho de todos: “Temos que parabenizar o trabalho de nossos policiais juntamente com os policiais civis. Mesmo exaustos continuaram na perseguição aos fugitivos dando uma resposta efetiva à sociedade”, completou.

A operação resultou na apreensão de armas, munições, documentos falsos, celulares e o dinheiro do banco, cerca de 350 mil reais.

CONTRADIÇÃO E FALSIDADE IDEOLÓGICA

Por várias vezes, os acusados tentaram enganar os policiais, dando informações contrárias para sair da condição em que se encontravam.  Somente com o trabalho detalhado de agentes do Serviço de Inteligência (SI) e policiais civis foi possível identificar os nomes verdadeiros dos assaltantes. O assaltante Tiago Oliveira Silva Júnior, inicialmente se identificou como Paulo Célio Pereira, e Wilder Mateus de Oliveira se dizia chamar “Cristiano”.

O comandante da 72ª Companhia de Polícia Militar, Capitão Adenilson disse que teve informações de que os quatro comparsas haviam alugado uma casa em Marataízes/ES, na semana passada. Na casa havia pertences e muitas munições. “Eles vieram tão somente para fazer o assalto. Pensaram que seria fácil escapar da polícia e retornarem para o território capixaba. Um dos envolvidos já tem passagens pela polícia por diversas modalidades criminosas. São elementos que não têm dificuldade para acionar o gatilho, como fizeram durante o rastreamento”, ressaltou o Capitão Adenilson.

A ação rápida da polícia na prisão dos assaltantes foi fundamental para a recuperação do montante levado.

Jailton Pereira e Eduardo Satil

Nenhum comentário: