Numa prestigiada solenidade foi realizada a transmissão do cargo de Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (11ºBPM) do Tenente-Coronel Ney de Castro Brito ao Tenente Coronel Luiz Carlos Rhodes de Souza, sob a presidência do Comandante da 12ª Região da Policia Militar, Coronel Geraldo Henrique Guimarães da Silva. Marcada pelo tom da emoção, a cerimônia foi muito prestigiada por autoridades e lideranças das 24 cidades da área de atuação do batalhão.
Além da beleza e organização que marcaram a solenidade, a noite de posse do novo comandante também foi um marco na história regional. Pela primeira vez, em 47 anos de existência, o 11º Batalhão de Polícia Militar terá um comandante e um subcomandante de Manhuaçu. O Tenente-coronel Rhodes e o novo subcomandante Major Sérvio Túlio Mariano Salazar são naturais do município e fizeram carreira no 11º BPM.
EMOÇÃO
O ato solene de transmissão de cargo de comandante 11º Batalhão foi muito concorrido e confirma a credibilidade e envolvimento da comunidade regional com o trabalho da Polícia Militar. Em seu discurso de despedida o Tenente-coronel Castro, emocionado e com a voz embargada, se referiu aos muitos amigos que possui em Manhuaçu e região e falou do período que esteve à frente do 11º BPM e de sua nova missão que exercerá na Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte. Castro elogiou a região e disse que o período no comando do 11º BPM foi uma das mais gratificantes experiências de sua carreira.
Ao final de sua fala emocionada, sem conseguir conter as lágrimas, o oficial foi muito aplaudido.
SONHO
Depois de servir o Tiro de Guerra em 1983 em Manhuaçu, Luís Carlos Rhodes iniciou a carreira na Polícia Militar em 1984 como soldado. Ele trabalhou em Manhuaçu, Viçosa e Ipatinga. Em 85, passou a Cabo e no ano seguinte como Sargento, trabalhando em Ipatinga e Timóteo. A partir de 1991, quando se formou oficial, retornou para Manhuaçu como Aspirante e depois trabalhou como Tenente em Caratinga e novamente Manhuaçu. Como Capitão exerceu várias atividades na sede do 11º BPM e em 2007, já como Major, assumiu o comando da Companhia de Policiamento de Ponte Nova. Em 2009, foi transferido para o subcomando do batalhão.
FUTURO
Rhodes foi taxativo em seu discurso no sentido de combater a criminalidade e promover a paz social. “É um momento de muita emoção, mas ao mesmo tempo recai sobre os nossos ombros muita responsabilidade. O 11º Batalhão é agora comandado por oficiais de Manhuaçu. É o momento de, com a ajuda da sociedade e a cobertura de Deus, buscar os caminhos para solucionar os problemas de segurança pública e outras questões que envolvem a comunidade”, destacou.
O novo comandante também afirmou que está iniciando ações para promover melhorias nas questões de segurança em toda a região. Como existe uma área rural grande sob responsabilidade do 11º BPM, ele anunciou que haverá um trabalho focado nos cidadãos que moram na zona rural.
Fechando com brilhantismo a solenidade, a tropa formada, sob os acordes da Banda de Música do 11º Batalhão, desfilou em continência ao novo comandante.
HOMENAGENS
A cerimônia terminou com a inauguração da fotografia na galeria dos ex-comandantes. Nesse momento, de forma especial 18 entidades e organizações prestaram homenagens ao Tenente-Coronel Castro. O Presidente da Câmara Renato Cezar Von Randow abriu a sequencia de placas e diplomas de reconhecimento. O último foi o Prefeito de Manhuaçu Adejair Barros. Ele falou da satisfação e sucesso da gestão do Tenente-Coronel Castro desejando que ele continue sempre participando do cotidiano da região.
Carlos Henrique Cruz / Jailton Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário