sábado, 26 de fevereiro de 2011

Carreta tomba, pega fogo e fecha BRs 262 e 116 em Realeza

Uma carreta carregada com 45 mil litros de Xileno em dois compartimentos saiu da pista e, por pouco não provocou uma tragédia. O acidente que aconteceu na BR-116, em Realeza, por volta de 18h00, desta sexta-feira, 25, provocou insegurança aos moradores, comerciantes e transeuntes.

A carreta bi-trem seguia em sentido a Manhuaçu, mas, antes do trevo o pneu dianteiro estourou.  O motorista perdeu o controle da direção e projetou para a lateral da pista, quase invadiu a outra pista abaixo – BR-262 e, poderia atingir um posto de combustíveis que fica na direção onde a carreta desgovernou. Ao chocar-se numa árvore, de imediato as chamas tomaram conta da cabine e, em seguida ganhou dimensão no primeiro compartimento. Com a chegada do Corpo de Bombeiros, as chamas foram debeladas.

O acidente causou um grande congestionamento ao longo das duas rodovias federais.

Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, Tenente Nunes, o acidente foi provocado devido o pneu dianteiro ter estourado. O motorista identificado apenas como Lucas, de Divinópolis, estava isolado e  impossibilitado de dar detalhes sobre o acontecido.

População assustada e medo de explosão

A ação do Corpo de Bombeiros foi rápida, pois, todos temiam que os tanques fossem explodir devido ao calor provocado pelas chamas.  Foi feito o abafamento e resfriamento para evitar que situação pior viesse ocorrer.

De acordo com as informações contidas na nota do produto, o Xileno é utilizado em formulações de tintas e vernizes e, possui grande utilização como solvente para resinas acrílicas. É também empregado pelos fabricantes de thinner e redutores  como diluente, quando necessitam de um produto com evaporação mais lenta que o Tolueno. O produto também é composto formado quase totalmente de hidrocarbonetos aromáticos, com faixa de destilação compreendida entre 137 e 140, 2º C.

Segundo o Tenente  Nunes, o Xileno é um solvente que, pode provocar vômitos, dor de cabeça e, os vapores liberados podem formar com o ar uma mistura inflamável.

Fonte: Manhuaçu.com e Fotos Jailton Pereira

2 comentários:

Anônimo disse...

meu nome e nathan
Nós estavamos indo para alto jequitiba um ônibos com pessoas da Igreja Presbiteriana de Matipo.
E vemos um transito enorme com caminhões carretas carros e etc.
ficamos chocados com aguilo.

DCB disse...

parabens pela reportagem cara...
DCB...matipó