terça-feira, 3 de novembro de 2009

Polícia e moradores entram em confronto em Ibatiba

gazetasulUm novo confronto da polícia com amigos e familiares do menino morto por um policial em Ibatiba aconteceu por volta de meio-dia de sábado (31), durante o cortejo para o sepultamento de Romário, de 11 anos.

Os familiares seguiram em manifestação rumo à BR 262, que corta a cidade, gritando palavras de ordem como "Justiça" e "Respeito". A situação é comparada a um clima de guerra. Houve tiros, e a polícia disparou bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes. No meio do confronto, familiares seguravam o caixão do menino.

O enterro estava marcado para às 12h, mas atrasou por que o irmão da vítima estava detido por envolvimento nos atos de vandalismo. O menino, um adolescente de 14 anos, já foi liberado, mediante a presença do pai, segundo o comandante de policiamento ostensivo da Polícia Militar, Adilson Tolentino.

Depois dos atos de vandalismo registrados em Ibatiba, após um policial militar ter atirado e matado um menino de 11 anos, que teria roubado um pacote de chips em uma loja de doces, um reforço policial chegou ao município sul capixaba neste sábado (31).

gazetasul1No momento do tiroteio desta sexta, sete policiais atuavam em Ibatiba. O Batalhão de Missões Especiais foi para a cidade na manhã deste sábado com mais viaturas. Em entrevista, o comandante de policiamento ostensivo do Espírito Santo, Adilson Tolentino, afirmou que a situação em Ibatiba estaria "normalizada", apesar do clima de revolta entre moradores e familiares do menino morto. Mas voltaram a haver disparos durante o cortejo do menor.

Inquérito

Segundo Tolentino, a Corregedoria da Polícia Militar vai abrir inquérito para apurar a atuação do policial que atirou no menino Romário. "O corregedor vai, inclusive, solicitar acompanhamento do Ministério Público nessa questão", destacou. "A PM lamenta o ocorrido. O fato está sendo apurado dentro dos limites legais".

Conforme o comandante, os atos de vandalismo foram causados por pessoas de fora da cidade, e atingiram dois bancos, duas lojas e o pelotão local "da pacata cidade de Ibatiba e sua população ordeira" como classificou o lugar. Doze pessoas foram detidas, e algumas delas ouvidas na delegacia de Venda Nova do Imigrante, município vizinho à Ibatiba.

Durante o tiroteio desta sexta-feira, três pessoas foram atingidas e tiveram lesões nas pernas, mas foram levadas ao hospital e estão fora de risco, ainda de acordo com Tolentino.

Quem era o policial que atirou no menino?

O comandante de policiamento ostensivo do Espírito Santo, Adilson Tolentino, descreve o agente que atingiu com um tiro e matou o menino Romário, em Ibatiba, como um policial de média idade, muito dedicado, colaborador do Conselho Tutelar e professor de jovens e adolescentes no Proerd, programa desenvolvido pela PM.

Não identificado publicamente, por ser alvo de um inquérito, o policial não está mais na cidade por razões de segurança e estaria 'transtornado' com a fatalidade, de acordo com Tolentino.

Gazeta Sul

Nenhum comentário: