terça-feira, 17 de novembro de 2009

Rotary de Matipó mobiliza população para limpeza do Rio Matipó

O Rotary Club de Matipó promoveu mais uma bela ação sócio-ambiental no último dia 14 de novembro. Em parceria com várias entidades e escolas da cidade como: E. E. do Bairro Boa Vista, Rotary Clube de Matipó, Prefeitura de Municipal de Matipó, Escolas Municipais e Estaduais, Igreja Católica, Polícia Ambiental, Faculdade Vértice, Corpo de Bombeiros, os rotarianos organizaram o Movimento “Vida ao Rio Matipó”.

As atividades envolveram autoridades, alunos e cidadãos preocupados com o assoreamento do Rio Matipó. O mutirão foi às ruas da cidade para efetuar a limpeza das margens do Rio, conscientizar sobre os malefícios que o lixo representa para o ecossistema, saúde pública e até mesmo para a imagem da cidade.

O dia de atividades ainda teve barracas, representando os estados brasileiros, onde foram servidos deliciosos quitutes. Também um brechó foi organizado pela Faculdade Vértice, além de outras atrações com música e lazer.

De acordo com o Rotary, o movimento visa formar o senso crítico de todo cidadão, mostrando a ele que o meio ambiente não pertence a nós, mas que nós estamos inseridos nele.

A atitude do Rotary Club de Matipó demonstrou novamente o compromisso da entidade com as causas pertinentes ao município. O apoio da prefeitura e a participação das escolas foram de fundamentais importâncias para a amplitude do movimento, que sugere novos rumos para o Rio Matipó, personagem de belas histórias nas vidas de diversos cidadãos matipoenses.

Opinião

Muito louvável a atitude dos amigos do Rotary Club e Casa da Amizade de Matipó. O Rio Matipó representa para todos nós um recurso natural de belas paisagens e de importantíssimo papel no cotidiano da população. Por isso, devemos cuidar de suas margens, evitar jogar lixo em seu leito e o principal, respeitar o seu curso e ecossistema, evitando construções imobiliárias à sua margem, danificando a bela paisagem e mudando o habitat natural de diversas espécies da fauna e flora brasileira.

Nossas autoridades deveriam também buscar recursos juntos aos órgãos federais e estaduais para iniciar a recuperação do leito do Rio Matipó, realizando o desassoreamento em alguns locais. Atentos a isso também, fiscalizar mais veementemente a emissão de poluentes nas águas do Matipó e o despejo de lixo e restos de materiais de construção.

Parabéns pela iniciativa!

Willian Chaves

3 comentários:

Rachel disse...

Iniciativa bacana do Rotary, estava precisando nosso rio de Matipó, está muito sujo!!!

Anônimo disse...

Ñão houve limpeza alguma, fizeram muito barulho para nada, cataram uns pepeiszinhos na beirada do rio com esgoto a céu aberto, muita sujeira na rua, onde era um posto de gasolina, continua o esgoto (fedendo no centro da cidade) virou um entulho de lixo, poeira e visitantes reclamando, fizeram uma agência bancária linda e ao lado uma bagunça, na esquina dos aflitos, uma loja de produtos do paraguai com poluição visual e o pessoal do Rotary nem passa lá por perto, será que é por causa do dinheiro do aluguel das lojas?
Além de poluição visual, o risco de pessoas se ferirem, pois idosos e crianças tem que passar na rua, pois o passeio está todo tomado, ainda vendem produtos sem nota fiscal, cadê a fiscalização e o código de postura do município, cadê os vereadores para legislagem em favor da comunidade (não em interesse próprio)
Moro em Abre Campo, venho a Matipó todo dia a trabalho, me desculpem, mas cadê os políticos de voces? e A fiscalização, o Rotary deveria fazer uma campanha mais séria, a altura do nome e da história da entidade, o que voces fizeram foi somente auto promoção.

Anônimo disse...

SAI DESTA CIDADE A 38 ANOS, MINHA FAMILIA TAMBEM DEIXOU A CIDADE SEM OLHAR PARA TRÁS, NÃO TENHO SAUDADES NENHUMA, SE DISSER QUE SOU DESTA CIDADE EU NEGO, DIGO QUE SOU DE BH.
NÃO VOU DIZER QUEM SOU, POIS HOJE MUITAS PESSOAS NO BRASIL ME CONHEÇEM, ATÉ NO EXTERIOR.
QUERO QUE ESSA CIDADE SE FODA DE VERDE E AMARELO.