segunda-feira, 30 de novembro de 2009

APAE de Manhuaçu inaugura Centro de Convivência

apaecentroconvivenciainaug_65A mais importante obra dos últimos anos da APAE de Manhuaçu foi inaugurada em grande estilo. Com um cerimônia marcada pela emoção e alegria, convidados e colaboradores festejaram a entrega do Centro de Convivência - um prédio com quatro andares que abriga oficinas especializadas, consultórios, quadra, salão de eventos e uma série de novos serviços.

“Estamos celebrando a concretização dessa obra maravilhosa, mas que inicia uma nova etapa de mais responsabilidade para nós, porque aqui vão chegar mais pessoas a serem atendidas. O sonho hoje se torna realidade. Isso tudo graças aos nossos colaboradores, às doações do Tele APAE, ao esforço de cada um dos funcionários, nossa diretoria e conselhos deliberativo e fiscais atuando como nunca”, comemorou o presidente Renato Cezar Von Randow.

BENÇÃOS

A cerimônia de inauguração foi aberta com as mensagens do Pastor André Ricardo e do Padre Júlio Pessoa Franco abençoando o novo espaço. Em seguida, foi descerrada a placa inaugural e a fita que marcou a abertura do Centro de Convivência.

Na segunda parte da festa, o Presidente da APAE de Manhuaçu Renato Cezar Von Randow recebeu os dirigentes da Federação Nacional das APAEs Deputado Federal Eduardo Barbosa e da Federação Estadual Sérgio Sampaio, além do Prefeito de Manhuaçu Sérgio Breder, o Presidente da Câmara Toninho Gama, os deputados estaduais Sebastião Costa e Bráulio Braz, o Secretário de Assuntos Institucionais de Belo Horizonte Mário Assad Júnior, os autodefensores Sandra e Douglas e a diretora da APAE Escola Tânia Maria Alves.

ESPAÇO ADEQUADO AO FUTURO

O Centro de Convivência tem uma piscina especializada para a hidroterapia e desenvolvimento das habilidades aquáticas; ampla sala de fisioterapia, consultórios médico e odontológico, escovódromo, quadra, clube de mães, telemarketing, oficinas de culinária, papel reciclado, artes cênicas, bijouteria, marcenaria, pintura, terraço amplo e um grande salão de eventos.

“Fizemos um Centro de Convivência para atender aos portadores de deficiência de 16 a 80 anos. Quadruplicamos a fisioterapia, incluímos uma piscina de hidroterapia, criamos as oficinas em que os alunos estarão aprendendo, temos agora um salão para os eventos, teatro e dança. Esse espaço vem dar qualidade de vida aos nossos alunos. Daqui poderão sair profissionais capacitados. Temos alunos que têm essa capacidade, mas faltava o local para ensinar. Isso oferece a possibilidade de emprego, de mais renda e assim qualidade de vida”, destaca Renato Cezar.

apaecentroconvivenciainaug_277O Presidente da Federação Nacional das APAEs, Deputado Federal Eduardo Barbosa, explicou que a entrada da APAE de Manhuaçu no atendimento a um novo segmento é estratégica: “Nós temos hoje um desafio importante, pois felizmente as pessoas com deficiência estão com a expectativa de vida igual às demais. Antigamente elas morriam muito cedo, mas hoje não. Isso trouxe para nós um desafio. Pois, se os pais estão envelhecendo, eles se preocupam muito. Pensam que se falecerem ou tiverem alguma debilidade física quem é que vai oferecer aqueles apoios essenciais que seus filhos precisam”.

A APAE está preocupada em organizar programas voltados para as pessoas em envelhecimento. “Aqui em Manhuaçu, a APAE percebeu isso e começou a se organizar. Primeiro tendo um espaço apropriado para esses programas. Aqui iremos investir muito, pois é a primeira experiência que vamos realizar e servirão de exemplo para outras instituições”, garante.

AGRADECIMENTO

Durante a cerimônia de inauguração, a APAE de Manhuaçu promoveu um grande momento de agradecimento aos parceiros e colaboradores. Diretoria e conselho e todos os funcionários e pessoas atendidas participaram do evento especial.

Num dos momentos mais fortes, o Presidente da APAE Renato Cezar Von Randow foi surpreendido com uma homenagem feita pela filha Renata. Emocionado e com a voz ainda embargada, ele recebeu ainda um quadro de agradecimento dos alunos e da equipe da APAE.

Num discurso emocionado, Renato Cezar Von Randow agradeceu a todos os envolvidos com a construção. “Isso é a concretização dessa obra maravilhosa, mas que abre uma nova etapa de mais responsabilidade, porque aqui vão chegar mais pessoas a serem atendidas. O sonho hoje se torna realidade. Isso tudo graças aos nossos colaboradores, às doações do Tele APAE, ao esforço de cada um dos funcionários, nossa diretoria e conselhos deliberativo e fiscais atuando como nunca”, agradeceu.

REFERÊNCIA

apaecentroconvivenciainaug_324A cerimônia festiva teve ainda a apresentação do Coral Novo Amanhecer da Escola Municipal São Vicente – Caic, e das crianças da APAE Escola. No encerramento, o presidente da Federação Nacional das APAEs destacou a cidade como modelo: “Manhuaçu é uma das APAEs de referência. Tem uma estrutura preparada, totalmente equipada e, mais do que prédio, tem um trabalho brilhante sendo realizado aqui. Temos uma equipe de alto nível, que faz um trabalho de excelência, não se acomoda e que procura aprender sempre. Quando queremos mostrar uma APAE modelo sugerimos que conheçam Manhuaçu através do trabalho do Renato e de sua equipe”.

Barbosa foi homenageado pela Câmara de Manhuaçu com o título de Cidadão Honorário do Município e demonstrou um agradecimento sincero, ainda com lágrimas no rosto. “Fiquei muito orgulho e emocionado. Representando o movimento, essa homenagem extrapola a minha pessoa. Eu vejo como um reconhecimento a todo o movimento das APAEs. Recebo esse título com orgulho, mas com muita humildade pois são muitas pessoas que estão comigo fazendo um futuro melhor para os portadores de deficiência”.

UNIÃO DE ESFORÇOS

Ao prestigiar a inauguração do Centro de Convivência da APAE de Manhuaçu, o Deputado Federal Paulo Abi-Ackel usou a união da comunidade com doações para construir o prédio para destacar que é preciso que os políticos da cidade também ajam assim. “Uma obra fantástica e que dificilmente vemos em outras cidades. Isso tudo liderado pelo vereador Renato e sua equipe. Quero destacar que Manhuaçu está de parabéns. Vim aqui para prestigiar a inauguração e parabenizar meu colega Deputado Eduardo Barbosa, que também é do PSDB. Eu estou colocando no Orçamento recursos para APAE de Manhuaçu. O Eduardo sabe disso e me apóia. Estamos de mãos dadas pela APAE de Manhuaçu. Temos que sair daquele tempo em que os políticos ficam com picuinhas contra os outros”.

Carlos Henrique Cruz - Jailton Pereira

Nenhum comentário: