quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Proerd forma primeira turma em Matipó

A Polícia Militar de Matipó mostrará o primeiro resultado de uma ação importante no município. A partir das 17:30 hs, acontece a formatura da primeira turma do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do 5º Pelotão da PM. Os primeiros alunos a receberem o certificado de participação no programa, farão uma passeata saindo da Praça Padre Fialho até o Ginásio de Esportes Dr. Mário Assad, na Avenida Salvador Sabino. O patrono da turma será o Juiz da Comarca de Abre Campo Dr Marcus Vinícius do Amaral Daher.

O Proerd é o Programa Educacional de Resistência às Drogas que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens. É uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education que significa Educar para Resistir ao Abuso de Drogas), implantado inicialmente em Los Angeles / EUA, em 1983, atualmente presente em mais de 58 países do mundo.

Em Matipó o instrutor do programa é o Soldado Wanderson, um jovem rapaz exemplo de postura militar e comunitária.

O PROERD é desenvolvido em parceria com escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, consistindo na aplicação de 10 lições às crianças e adolescentes que estejam cursando, respectivamente, os 5º e 7º ano (antiga 4ª e 6ª série do ensino fundamental), em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo. As aulas são ministradas por policiais - militares fardados que, orientados por um livro especial, ensinam às crianças e adolescentes como reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania. Ao final do Programa é realizada uma solenidade de formatura com as presenças dos pais, dos diretores / professores e de representantes da comunidade, oportunidade em que os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência.

Pesquisas científicas feitas no mundo inteiro, por órgãos de renome, comprovaram a eficiência do PROERD ao constatarem as reduções da violência e do uso indevido de drogas entre os jovens. Os valores éticos, morais e sociais trabalhados durante o curso, em conjunto – Família, Escola e Polícia Militar -, propiciam aos alunos melhores condições para dizerem não às drogas e à violência.

Willian Chaves com informaçõe da PM

Nenhum comentário: