quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

EDUCAÇÃO: UFV abre inscrições para Vestibular de Medicina

Estão abertas desde segunda-feira, dia 14, as inscrições no processo seletivo exclusivo para o preenchimento das 50 vagas no curso de Medicina, a ser oferecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), a partir do próximo ano. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2010, em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Viçosa. As inscrições poderão ser feitas somente pela internet, até o dia 22 deste mês, no endereço www.copeve.ufv.br e a taxa será a mesma do vestibular tradicional, R$ 105,00.

Enem

Um das vantagens dos candidatos às vagas da UFV será a possível utilização de 50% da nota da prova de Conhecimentos Gerais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Enem poderá ser utilizado como componente da avaliação no processo seletivo se o candidato fornecer, no formulário, o seu número de inscrição no Enem 2009, permitindo a obtenção, pela Diretoria de Vestibular e Exames, do resultado oficial do interessado junto ao INEP. Este resultado somente será utilizado caso venha beneficiar o candidato.

Candidatos aos benefícios da Política de Ações Afirmativas

Visando oferecer oportunidades iguais de ingresso em seus cursos de graduação, a Universidade Federal de Viçosa oferece aos candidatos que cursaram e concluíram todos os 11 anos do ensino fundamental e médio (ensino regular) em escolas públicas no Brasil um bônus de 15% sobre a pontuação obtida no Vestibular. Para conseguir esse bônus, o candidato deverá, no ato da inscrição, marcar os campos adequados que permitirão a solicitação deste benefício.

Livros

• Sagarana (Contos: Sarapalha e O Burrinho Pedrês), de Guimarães Rosa (Editora Nova Fronteira)

• Paraísos Artificiais, de Paulo Henriques Brito (Ed. Cia. das Letras).

• Mensagem, de Fernando Pessoa (Editora Martin Claret).

• Recordações do Escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto (Editoras: DCL Difusão Cultural, Ática e Ediouro)

Mais informações podem ser obtidas no site da Copeve http://www.copeve.ufv.br, pelos telefones (31) 3899 2137 / (31) 3899 2154 ou pelo email atendimento.pse@ufv.br.

Aumenta a concorrência

No processo seletivo normal, com as inscrições já encerradas, as provas serão realizadas nos dias 28 e 29 próximos, em diversas cidades brasileiras. O Vestibular UFV 2010 registrou o aumento de 12% no número de inscritos. São cerca de 22.900 candidatos para concorrer às 3.230 vagas nos 65 cursos oferecidos pela UFV.

Os cursos de Direito, Engenharia Química e Engenharia Civil são os mais concorridos do Vestibular 2010 da Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG). Inscreveram-se 2.133 candidatos para concorrer às 60 vagas do curso de Direito, num total de 35,55 candidatos por vaga. Já na Engenharia Química foram 1.112 candidatos, que concorrem uma das 40 vagas, contabilizando 27,80 candidatos por vaga. Na Engenharia Civil, 1.364 candidatos disputam as 60 vagas, o que resultou numa disputa de 22,73 candidatos por vaga. No Campus de Rio Paranaíba, o curso mais concorrido é Engenharia Civil com 5,72 candidatos por vaga e no Campus de Florestal o curso de licenciatura em Ciências Biológicas é o mais disputado com 4,64 candidatos por vaga.

O Vestibular UFV 2010 registrou o aumento de 12% no número de inscritos, devido à criação dos novos cursos nos Campi de Florestal e Rio Paranaíba e também à última etapa do Programa de Avaliação Seriada para o Ingresso ao Ensino Superior, o Pases 3. No caso do Pases 3, esse número aumentou 48% em relação à avaliação de 2009. São cerca de 22.900 candidatos para concorrer a uma das 3.230 vagas nos 65 cursos oferecidos pela UFV em seus três campi, segundo o professor Orlando Fonseca Rodrigues, diretor de Vestibular e Exames (DVE), que coordena todos os processos seletivos da UFV.

Para o diretor, o aumento no número de candidatos inscritos ocorre pela consolidação das outras áreas dentro da UFV “os candidatos percebem, cada vez mais, que Viçosa não é mais somente referência na área de agrárias e que há outros cursos de excelente qualidade oferecidos pela UFV. Além disso, Viçosa oferece uma vida universitária muita intensa, com grande programação cultural e esportiva”.

Uma peculiaridade do vestibular que vem sendo observada nos últimos anos é o aumento expressivo na quantidade de inscritos para o curso de Engenharia Civil. Foi um crescimento de cerca de 300% em relação a 2007, quando a relação candidato vaga foi de 7,60. Entre as novidades relacionadas aos cursos de graduação da UFV, Gestão do Agronegócio foi transformado em uma ênfase do curso de Ciências Econômicas. No ato da inscrição no processo seletivo o candidato pode optar pela ênfase desejada. No Vestibular 2010, a UFV oferece novos cursos no Campus de Florestal. São eles: Agronomia (60), Engenharia de Alimentos (60) e Licenciatura em Educação Física (60).

Provas

As provas do Vestibular da UFV (exceto medicina) serão realizadas no dias 28 e 29 de dezembro nas cidades de Brasília (DF), Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Vitória (ES), Alfenas, Barbacena, Belo Horizonte, Bom Despacho, Divinópolis, Florestal, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Itaobim, Juiz de Fora, Lavras, Manhuaçu, Montes Claros, Muriaé, Patos de Minas, Rio Paranaíba, Ubá, Uberlândia e Viçosa (MG); Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo (SP).

No primeiro dia, serão realizadas provas objetivas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês ou Francês), Língua Portuguesa e Literatura, Matemática e Química, com 10 questões em cada uma dessas disciplinas. No dia seguinte, será a vez das provas de Língua Portuguesa com oito questões de múltipla escolha, no valor de um ponto cada; produção textual, valendo 30 pontos; duas provas de conhecimentos específicos, cada uma delas composta de oito questões objetivas, com valor de dois pontos cada (total de 16 pontos por conteúdo) e quatro questões discursivas com valor de 10 pontos cada (total de 40 pontos por conteúdo), específicas por curso.

Com informações do Portal Click

Nenhum comentário: