domingo, 13 de dezembro de 2009

Empresa de Engenharia de Matipó comemora 22 anos


A Engemat – Engenharia Matipó completou no mês de novembro 22 anos de atuação em Matipó e região. Para comemorar a data a empresa preparou em parceira com a faculdade Vértice o 1º Encontro Regional de Prefeitos realizado na cidade. O evento aconteceu no auditório da faculdade e contou com a presença de deputados, prefeitos, vereadores e assessores, além de jornalistas da região.


Para o proprietário da Engemat, o engenheiro Ailton Magalhães a ideia da realização do encontro foi uma forma encontrada para retribuir e cooperar com os municípios. “Desde o inicio do ano, tínhamos a ideia de comemorar os 22 anos de fundação da Engemat em uma confraternização com as empresas privadas e prefeituras nossas clientes, nossos funcionários e também nossos familiares, mas durante esse ano de 2009, venho percebendo as dificuldades que os prefeitos estão passando com as finanças de seus municípios. Em função da crise econômica mundial, o governo para manter o consumo e evitar o desemprego baixou ou retirou impostos de produtos. A estratégia parece que deu certo, mas os municípios é que estão pagando a conta. Essa operação provocou a redução dos repasses feitos pelo governo, o que tornou muitos municípios praticamente ingovernáveis. Mediante a esse cenário, cheguei a conclusão que a Engemat deveria deixar de fazer uma simples confraternização de amigos e sim a realização de um evento que trouxesse algum benefício para os municípios da nossa região. Assim surgiu a ideia da realização do 1º ENCONTRO REGIONAL DE PREFEITOS”, declara.

Durante o evento palestras e debates compuseram o cronograma. Ao final, redigiu-se um documento intitulado de Carta Aberta de Matipó, destacando medidas e alguns pontos importantes a serem debatidos e relevados pelos governos. O documento foi assinado por deputados e prefeitos e encaminhado para os governos estadual e federal.

O engenheiro Ailton Magalhães ainda destacou a felicidade pela realização do evento. “Hoje é um dia glorioso para a Engemat e para a Faculdade Vértice. Mais ainda, é um dia glorioso para Matipó, o que me deixa muito feliz como matipoense que sou, uma vez que este nosso encontro entrará para história do município. Este encontro é a prova que de pequenas ideias nascem projetos grandiosos, e hoje nós estamos precisando dessas pequenas ideias, que somadas podem trazer resultados grandiosos para toda nossa região”, afirma.



A empresa atua em 67 municipios de Minas Gerais, prestando serviços de engenharia na área civil e ambiental; a Engemat também já prestou serviços a pequenas e grandes empresas do setor privado como a Camargo Correa, Anglo Ferrous do Brasil e Faculdade Vértice.

A reunião de trabalho e comemoração também teve seu momento de homenagens. “Quero partilhar este momento com meus irmãos Adilson e Amilton que iniciaram juntos comigo esta empresa. Destaco o trabalho e empenho de minha esposa Joana D’arc, sempre ajudando na administração e nas tomadas das decisões para os rumos a serem seguidos pela empresa. Por último, quero aproveitar a presença de meus pais, Mário e Maria, e dizer o seguinte: tenham a certeza que hoje não estamos comemorando apenas o 22º aniversario de fundação da Engemat, mas sim o coroamento do trabalho que os senhores iniciaram há 50 anos atrás” concluiu Ailton Magalhães.


Após a solenidade os convidados foram brindados com um churrasco nas dependências do Italogard Club, que faz parte do complexo da Faculdade Vértice.

Willian Chaves    

Nenhum comentário: