quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Aécio anuncia desistência de disputar a Presidência da República


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (17) que não será candidato à Presidência da República em 2010. A confirmação foi dada em entrevista em Belo Horizonte com o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

"Deixo a partir deste momento a condição de pré-candidato do PSDB à Presidência da República, mas não abandono minhas convicções e minha disposição para colaborar, com meu esforço e minha lealdade, para a construção das bandeiras da Social Democracia Brasileira", disse Aécio Neves.

Aécio explicou que desejava construir um quadro amplo de alianças para a disputa presidencial de 2010, mas que para implementar o projeto precisava que o partido definisse o candidato até o final do ano. Aécio disputava com o governador do São Paulo, José Serra, a candidatura pelo PSDB à Presidência da República.

"Sempre tive consciência de que uma construção com essa dimensão e complexidade não poderia ser realizada às vésperas das eleições. Quando, em 28 de outubro, sinalizei o final do ano como último prazo para algumas decisões, simplesmente constatava que, a partir deste momento, o quadro eleitoral estaria começando a avançar em um ritmo e direção próprios, e a minha participação não poderia mais colaborar para a ampla convergência que buscava construir", disse o governador.

Quando, em 28 de outubro, sinalizei o final do ano como último prazo para algumas decisões, simplesmente constatava que, a partir deste momento, o quadro eleitoral estaria começando a avançar em um ritmo e direção próprios, e a minha participação não poderia mais colaborar para a ampla convergência que buscava construir

Segundo o presidente do PSDB, Aécio será candidato ao Senado. “Hoje o governador nos informa que não disputará nem é mais candidato à Presidência da República. É candidato ao Senado.”

O governador de São Paulo, que participava na tarde desta quinta-feira de um evento em São Paulo, não comentou com jornalistas presentes ao evento a desistência do colega de legenda.

Guerra disse que o governador de Minas teria todas as condições para se candidatar e governar o Brasil, caso eleito. "Sua liderança, todos reconhecemos. Sem dúvida, o PSDB tem nele um grande quadro”, afirmou o presidente do PSDB.

Segundo a assessoria do governador, Aécio pretende deixar o cargo no dia 31 de março, data-limite de desincompatibilização para que possa concorrer nas eleições de 2010. A assessoria informou ainda que o governador “rechaça e sempre rechaçou” a possibilidade de vir a ser candidato a vice em uma “chapa pura” do PSDB, encabeçada por Serra.

Leia mais. Clique aqui.


Willian Chaves com informações do G1

Nenhum comentário: