Após 24 horas do início do incêndio, o Parque Nacional (Parna) do Caparaó, no lado capixaba, continua em chamas. O tamanho da área destruída ainda não foi divulgado, mas, segundo informações vindas da sede do parque, é que até o final desta segunda-feira (13) será possível precisar o tamanho da área atingida.
Para apagar o fogo, além dos 60 homens do Corpo de Bombeiros, voluntários e funcionários do Parque Nacional do Caparaó trabalham desde o último sábado (11), no trecho que fica próximo à comunidade de Rio Claro, em Iúna, na região do Caparão, no lado capixaba.
A informação é que um helicóptero do governo federal trabalha na região para combater o incêndio, além de visualizar a extensão da área atingida, que segundo os técnicos do parque é de difícil acesso.
A suspeita é que se trate de um incêndio criminoso. Além de pôr fim ao incêndio, técnicos do ICMBio estão voltando seus esforços também para o local onde o incêndio foi originado.
Ao todo, o Parque Nacional do Caparão está localizado entre os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais e possui 31 mil e 800 hectares, equivalente a cinco mil campos de futebol, sendo 75% dentro da área capixaba.
O maior destaque do parque é o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.
O último incêndio nessa proporção aconteceu no distrito de Pedra Menina, no ano de 1994. Depois disso nada mais grave foi registrado.
Flávia Bernardes
Nenhum comentário:
Postar um comentário