terça-feira, 14 de setembro de 2010

DataTempo/CP2: Cici Magalhães aparece como uma das 10 mais lembradas de Minas


A nova pesquisa DataTempo/CP2, encomendada pelo jornal O Tempo e que foi realizada nesta semana aponta a candidata a Deputada Estadual Cici Magalhães, como uma das dez mais lembradas do eleitorado mineiro. A pesquisa foi publicada em reportagem do Jornal O Tempo desta terça-feira (14) e se encontra também no site do jornal.

É importante ressaltar que esta pesquisa é espontânea, ou seja, quando o nome do candidato não é mostrado ao entrevistado. Para os especialistas, este critério é o mais importante, pois demonstra que o candidato é lembrado pelo eleitor. Cici é a única candidata da região de Manhuaçu apontada pela pesquisa. Outro candidato conhecido do eleitorado regional e que foi apontado pela pesquisa é Bráulio Braz da cidade de Muriaé.

50% do eleitorado ainda não sabe em quem vai votar

A nova pesquisa DataTempo/CP2 oferece aos candidatos a cargos proporcionais, isto é, a deputado federal e estadual, um motivo para se preocuparem e para ficarem otimistas. A menos de três semanas do dia da eleição, cerca da metade do eleitorado mineiro ainda não definiu em quem vai votar para a Câmara Federal e para a Assembleia Legislativa: é um público que vai definir a disputa, mas que precisa ser contactado.

Segundo o levantamento de intenção de voto para deputado federal, 48,28% disseram que não sabem quem vão escolher ou não responderam. No caso de outros 16,03%, a situação é mais grave: eles declararam não conhecer os candidatos.

Ainda nessa categoria, 4,45% dos entrevistados estão certos de que votarão nulo, uma clara demonstração de insatisfação com as opções para a Câmara.

No caso da disputa para deputado estadual, proporcionalmente o cargo mais disputado em Minas, o cenário é bem parecido. A maior parcela dos pesquisados, 49,76%, está indecisa ou não respondeu. Já 17,13% deles disseram que não conhecem os postulantes, e 4,40% pretendem anular o voto.

Favoritos

Apesar do distanciamento do eleitorado, alguns nomes se destacam na pesquisa proporcional do DataTempo/CP2. Na disputa pela Câmara dos Deputados, o já parlamentar Lael Varella (DEM) foi o mais citado, por 1,72% dos entrevistados. O ex-prefeito de Betim Carlaile Pedrosa (PSDB) vem em seguida, com 1,34% das menções. O federal Fabinho Ramalho (PV) aparece com 1,10%.

Já na sondagem para deputado estadual, os destaques são os candidatos do PTB. O líder é o já parlamentar e presidente da sigla, Dilzon Melo (PTB), que foi mencionado por 0,72%. O também deputado Dinis Pinheiro (PSDB) vem na sequência, com 0,62% das citações. O estadual Arlen Santiago e o ex-jogador Marques, ambos do PTB, têm 0,57%.

Portal Realeza

Nenhum comentário: