quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Polícia Militar de Matipó inova e disponibiliza telefone nas viaturas


A Polícia Militar tem um papel de suma importância na preservação da ordem pública, prevenindo ou inibindo atos anti-sociais, atuando repressivamente na restauração da ordem pública, adotando medidas de proteção e socorro comunitários ou atuando em apoio aos órgãos da administração pública, no exercício do poder de polícia que lhes couber.

A Polícia Militar se faz presente em todos os municípios do Estado e na maioria de seus distritos. Cultua o privilégio e a condição de servidora mais acessível e visível ao público, com atendimento desburocratizado, bastando um aceno de mão, o discar do 190 e, até mesmo uma denúncia anônima, para prestar atendimento ao público.

Assim, a Polícia Militar de Matipó, Sede do 5° Pelotão da 72ª Cia PM, para aproximar-se da comunidade, prestando um serviço de qualidade, neste mês de setembro iniciou uma nova opção para que as pessoas tenham acesso mais fácil e sem complicações aos serviços prestados pela Polícia Militar.

Com este objetivo e com o apoio do CONSEP, a Polícia Militar de Matipó recebeu de doação 02 (dois) aparelhos de telefone celular, sendo que um dos aparelhos foi destinado à equipe da Patrulha Rural e o outro aparelho telefônico para a Viatura de Atendimento Comunitário, ou seja, a viatura que atende a cidade de Matipó.

Após receber os aparelhos de telefone celular, a Polícia Militar viu na obrigação de divulgar os números das linhas de telefone para que toda a comunidade tivesse conhecimento, acesso e se precisar poder contar com a prestação de serviço da Instituição.

Assim, com apoio de vários comerciantes da cidade de Matipó, foi confeccionado vários panfletos, os quais divulgam os números dos telefones, sendo:
- Patrulha Rural (31) 9963-9168
- Viatura (31) 9924-2300
Além dos telefones celulares que estão disponíveis nas viaturas a Polícia Militar de Matipó ainda continua atendendo pelo telefone (31) 3873-1079.

O Sargento Martinho, Comandante do Pelotão de Matipó, ressalta a importância deste novo meio de comunicação com a Polícia, dizendo: “ às vezes a pessoa ligava para o 190 e o encontrava ocupado, ou até mesmo no momento não era atendido, por diversos motivos, agora com o telefone direto na viatura a população poderá contar com o atendimento direto e mais rápido.” Durante a conversa o Sargento Martinho ressaltou que o número de trotes recebidos pela Polícia Militar de Matipó através do telefone 190 é muito grande, “hoje das ligações que recebemos pelo telefone 190, em média 70% são trotes ou pessoas fazendo brincadeiras, o que dificulta o atendimento a uma emergência, pois quando a pessoa que realmente necessita da intervenção da Polícia Militar tenta ligar para o 190, o telefone está ocupado ou a viatura está averiguando uma falsa chamada”.

Com está nova forma de atendimento através do telefone celular, a Polícia Militar acredita que diminuirá o número de trotes, pedindo ainda a comunidade que ajude a fiscalizar, inibindo que crianças fiquem nos orelhões da cidade ligando para o 190, apenas para passar trote, ou fazer ligações sem fundamentos.

Nenhum comentário: