quinta-feira, 7 de abril de 2011

Aécio: 'Ou faremos oposição ou continuaremos colecionando sonhos irrealizáveis'

No plenário do Senado, vários senadores de oposição e da base governistas se inscreveram para fazer apartes ao discurso de estreia do tucano mineiro Aécio Neves. Os seus colegas de oposição reforçam partes do discurso de Aécio, em  especial a que atribui a três governos, e não apenas ao de Lula, as conquistas e avanços econômicos e sociais do país. Os petistas refutam críticas de Aécio à irresponsabilidade nos gastos e nas questões éticas. Mas o clima, no geral, é de grande  amabilidade.

No seu discurso, Aécio fez um histórico dos papéis do PT e do PSDB ao longo das últimas décadas, marcando as diferença, propôs algumas medidas para o Legislativo, afirmando que ele não pode ser um poder auxiliar do Executivo, e falou sobre a importância  do papel da oposição. Ressaltou, neste ponto, que é preciso oposição forte, mas que não se deve confundir adversário com inimigo. Sobre o desafio da oposição, que está fora do poder central do país desde 2003, Aécio afirmou que "a oposição que defendo não é a coligação de partidos contra o Estado ou o país, mas da lucidez da razão Republicana. Ou faremos (oposição) ou continuaremos colecionando sonhos irrealizáveis".


O discurso de Aécio tentou abranger questões nacionais nas áreas social e econômica, e também os interesses dos estados e municípios, dando à sua primeira fala no Senado a impressão de que se tratava de um compromisso programático e eleitoral.

Fonte: O Tempo
Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

Um comentário:

Anônimo disse...

Esperamos mais de 100 dias para ver-mos como seria a conduta deste senhor aecio neves. Minas hoje tem la no senado o sr. itamar franco, sendo que antes, ele ja havia emplacado o nome do eliseu resende com quase 100 anos de idade. Agora, com este discurso patetico, nota-se que o mesmo não tem nada a contribuir, a não ser este bla.bla bla. Seria bom lembrar, que todos lembramos do governo FHC, que ele era companheiro e presidente da camara. Então porque que naquele tempo, que foi tão dificil para o povo, ele não se manifestou??????