segunda-feira, 11 de abril de 2011

Prazo para regularizar título de eleitor termina na quinta-feira

Brasília. Os eleitores que não votaram nas últimas três eleições têm até a próxima quinta-feira, dia 14, para regularizar a situação cadastral e evitar o cancelamento do título. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 1,4 milhão de cidadãos podem ter o documento cancelado porque não compareceram aos cartórios eleitorais para regularizar a situação.

Quem não comparecer para acertar a documentação junto à Justiça Eleitoral, além de perder o cadastro, poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, participar em concorrência pública ou administrativa, obter certos tipos de empréstimos e inscrição, além de poder se prejudicar em nomeações em concurso público.

Também não poderá renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, obter certidão de quitação eleitoral e obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

O eleitor pode consultar sua situação na página do TSE na internet. Se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos. Não serão computadas as eleições que tiverem sido anuladas por determinação da Justiça.

Os eleitores de Matipó e região que pertencem à Comarca de Abre Campo, como as cidades de Matipó, Caputira, Santa Margarida, Pedra Bonita e Sericita, podem se dirigir também ao Cartório Eleitoral que fica próximo ao Fórum do Tribunal de Justiça na cidade vizinha.
Willian Chaves com informações de O Tempo

Nenhum comentário: