quinta-feira, 31 de março de 2011

Em troca de tiros com policiais, homem morre em São João do Manhuaçu

Ivan Martins Pio, 29 anos, morreu na noite desta quarta-feira, 30, depois de uma troca de tiros com a Polícia Militar em São João do Manhuaçu. Segundo a informação, ele foi baleado depois de atirar nos policiais que tentavam aborda-lo por porte de arma. O Soldado Carloto, baleado na confusão, foi socorrido e passou por uma cirurgia em Manhuaçu.

O comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Rhodes, acompanhou o desenrolar da ocorrência. “Lamentamos esses fatos. Nossa Central de Operações recebeu uma denuncia de que um indivíduo estava armado. Os policiais que estavam de serviço em São João do Manhuaçu foram até o suspeito. Ele entrou em uma casa e não acatou as ordens dos policiais. Ivan disparou e acertou um dos policiais. Os militares revidaram e o autor dos disparos se escondeu dentro da casa”, afirmou o comandante.

O policial foi socorrido com um tiro no abdômen, abaixo do colete. Foi enviado reforço policial para São João do Manhuaçu e, depois de cercar a casa, verificou-se que Ivan também foi baleado pelos militares. “Ele  foi socorrido numa viatura e foi trazido  para Manhuaçu. Nós deixamos aqui toda a equipe do Pronto Atendimento, aguardando tanto o policial quanto o rapaz que tinha sido ferido. O Soldado Carloto passou por uma cirurgia e Ivan não resistiu aos ferimentos e faleceu”, detalhou Rhodes.

PROVIDÊNCIAS

Segundo o Comandante do 11º BPM, Tenente-coronel Rhodes, as armas de Ivan e dos dois policiais foram recolhidas e a perícia fez os levantamentos no local. “Foi designado um oficial para acompanhar o caso. Os dois policiais foram autuados em flagrante e o auto de prisão será encaminhado para a Justiça Militar, que é o procedimento padrão. Estaremos buscando a verdade do que aconteceu”, explicou.

O oficial, no entanto, admite que é possível vislumbrar que os policiais tomaram uma atitude policial legítima. “O pai do rapaz baleado admitiu que foi chamado por causa da troca de tiros. Isso indica que a reação dos policiais foi provocada a partir do disparo dele. Naturalmente, isso são informações preliminares e que vamos aguardar a apuração detalhada”, conta.

O pai de Ivan foi até o Pronto Atendimento e explicou que uma testemunha confirmou que o rapaz atirou primeiro nos policiais e eles revidaram.

ARMAS
A Polícia Militar tem combatido o porte de armas em São João do Manhuaçu com o objetivo de evitar problemas e ocorrências desse tipo. “São João é uma cidade onde as pessoas são pacatas, mas infelizmente por estar na margem de uma rodovia, registra alguns problemas.

Existe histórico de que algumas pessoas se dizem mais valentes do que as outras. Isso incentiva alguns a andar armados e traz uma série de conseqüências para a coletividade”, destaca Rhodes.

Segundo o comandante, a polícia imprime uma ação forte de combate às armas, mas depende da sociedade. “Cabe à população denunciar as pessoas que incomodam a coletividade. O cidadão de bem sabe quem anda armado em São João, quem é desordeiro e causa confusão. É importante denúncias aos órgãos de defesa social para que se tome providências efetivas e se retire esses marginais e essas armas de circulação”, concluiu.

Jailton Pereira

Nenhum comentário: