quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Santana do Manhuaçu sofre com a chuva e dezlizamentos de encostas

Várias cidades da região têm sido afetadas pelas intensas chuvas que caem nos últimos dias. Estradas e pontes no meio rural estão sendo danificadas, casas e ruas alagadas na cidade, acarretando prejuízos para moradores e o poder público.

Em Santana do Manhuaçu, na Rua José Pedro de Alcântara, Bairro Nossa Senhora Aparecida, uma casa foi completamente danificada com o deslizamento de um barranco. No momento, não havia ninguém na residência. O único morador da casa estava trabalhando fora, o que evitou uma tragédia maior.

Várias moradias na mesma rua foram afetadas parcialmente e correm o mesmo risco de ruírem. Nos últimos dias, a Prefeitura de Santana fez a retirada de terras no local. Com a continuidade do período chuvoso, novos deslizamentos aconteceram e medidas mais enérgicas foram adotadas. A Administração municipal convenceu mais dez famílias a deixarem suas casas que estão em situação de risco, providenciando abrigo e alimentação para elas. “Alguns ainda resistem em permanecer em suas casas. Mas, aos poucos, estamos conversando e oferecendo todas as condições necessárias para as pessoas saírem, evitando um mal maior, que é a perda da vida” – explicou a Primeira Dama Rosa Luzia Mendes de Assis, envolvida na ação de auxílio as vítimas das chuvas.

COOPERAÇÃO

Na manhã desta sexta-feira, 07, o Prefeito João Batista Vieira de Assis solicitou da Coordenadoria de Defesa Civil de Manhuaçu uma avaliação do local mais afetado. Nós acompanhamos a visita da responsável Maria Tereza Nacif, à Santa do Manhuaçu. Ela se reuniu com a Primeira Dama Rosa Luzia e ainda com Henrique Cesário Gomes, coordenador da Defesa Civil no município, João Batista da Costa, popular Baixinho, chefe de Gabinete da Prefeitura, e com Ronaldo Satlher, presidente do Fumdec – Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Santana do Manhuaçu.

A comitiva se deslocou para a região onde ocorreram os deslizamentos e discutiu sobre as medidas que ainda podem ser providenciadas, como forma de conter novos estragos. Entres as principais orientações, conclui-se que é importante monitorar o local periodicamente e retirar mais famílias que ainda estão em situação de risco. Para o trabalho de contenção do barranco, a Prefeitura pretende recorrer a um profissional especializado para definir quais devem ser as intervenções idéias para a retirada do grande volume de água que é carreado para a região e que deve ser feito para se evitar novos deslizamentos.

Portal Caparaó

Nenhum comentário: