segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Morre o Senador Eliseu Resende



O senador Eliseu Resende (DEM-MG) morreu neste domingo (2), aos 81 anos, em São Paulo. Ele tratava um tumor no intestino e estava internado desde o dia 30 de novembro no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo.

Ele descobriu o tumor quando foi internado para fazer um check-up. Passou por duas cirurgias, nos dias 8 e 24 de dezembro. No sábado (1º), apresentou insuficiência renal.

Segundo a assessoria do senador, Eliseu Resende morreu às 20h. O velório deve ser na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Engenheiro civil nascido em Oliveira (MG), Resende foi diretor-geral do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) de 1967 a 1974, Presidente da Samarco Mineração S/A de 1974 a 1979, ministro dos Transportes no governo de João Figueiredo, de 1979 a 1982, e assumiu o Ministério da Fazenda no governo Itamar Franco. Também presidiu Furnas e Eletrobras. Foi eleito deputado federal em 1994, 1998 e 2002. Em 2006, elegeu-se senador.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), decretou luto de três dias pela morte de Resende.
Em nota, afirmou que o colega de parlamento era "visionário" e que deixa "relevantes realizações" nas áreas energética, tributária, de recursos hídricos, de infraestrutura, dos direitos humanos e do meio ambiente.

"Visionário e dinâmico, Eliseu Resende desempenhou notável papel no trabalho de integração viária do Brasil, tendo sido o autor do Plano Rodoviário Nacional, responsável pelo asfaltamento da Belém-Brasilia, pela construção da Transamazônica e da ponte Rio-Niterói", lembrou Sarney.

O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), definiu Resende como um “brasileiro de qualidade” e “homem de passado limpo”.

“O conheci quando fui prefeito de Natal e ele era ministro dos Transportes. Ele foi um grande ministro. Era um companheiro, a quem o partido entregava todos os assuntos relacionados a transporte e infraestrutura. Sempre oferecia uma opinião primorosa, honesta”, disse.

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), emitiu nota de pesar pela morte. O tucano lamentou a perda do parlamentar, citando Resende como "companheiro de tantas jornadas".

“Registro com pesar a perda para Minas de um dos mais íntegros homens públicos de sua história. O senador Eliseu Resende sintetizou a vocação mineira para a política e para o debate de ideias. Deputado, candidato a governador, ministro e senador, sempre primou pela defesa dos interesses dos mineiros e da nossa terra. Pautando-se sempre pela sabedoria do contraditório, permanentemente defendeu o debate público como instrumento máximo da valorização da democracia."

Por meio de sua assessoria, o ex-presidente e senador eleito Itamar Franco manifestou pesar e afirmou que Resende foi um "lutador".

“Enquanto prefeito de Juiz de Fora e ele, diretor-geral do DNER, e posteriormente como ministro dos Transportes, mantivemos vários contatos. No meu governo, foi ministro da Fazenda. Ele sempre foi um defensor dos interesses mineiros, foi um lutador e notável engenheiro, conhecido nacionalmente. Recebi com muita tristeza a notícia do seu falecimento. Foi um excelente deputado e senador. Perdemos um amigo. Minas perde um dos seus filhos mais ilustres. Que Deus o receba em sua infinita bondade."

Pelo Twitter, o senador Hélio Costa (PMDB-MG) lamentou a morte de Resende, a quem chamou de  "amigo e ilustre senador".
Fonte G1

Nenhum comentário: