sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

IPVA começa a vencer dia 17

Vence em 17.01.2011, o prazo para pagamento da primeira parcela do IPVA desse ano, referente aos veículos rodoviários usados cujo final de placa é o algarismo 1 (um).  Dia 18 vence o prazo para veículos com final de placa igual a 2 (dois), e assim por diante, até o dia 28. Confira aqui escala de vencimentos.  

O pagamento do IPVA deve ser feito através dos bancos credenciados (Banco do Brasil, BANCOOB, Bradesco, HSBC, ITAÚ-Unibanco, Mercantil do Brasil). Basta informar o número do RENAVAM contido no respectivo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). As agências bancárias estão aptas a calcular, inclusive, os acréscimos legais devidos após o vencimento. Sendo correntista, você pode, também, pagar o IPVA através do sítio da sua instituição bancária na internet. 

Pagando o IPVA de uma só vez, no prazo estabelecido, você tem um desconto de 3% (três por cento).

Fora do prazo - O contribuinte se sujeita a incidência de multa, calculada sobre o valor do imposto ou da parcela deste, sendo 0,3% (três décimos por cento) por dia de atraso, quando o pagamento ocorrer até o trigésimo dia ou de 20% (vinte por cento) a partir do trigésimo primeiro dia, mais juros de mora (taxa SELIC).

Caso necessite ou deseje efetuar o pagamento utilizando uma guia de arrecadação do IPVA, você poderá emiti-la através de um aplicativo disponível na internet, endereço: http://ipva.fazenda.mg.gov.br/ipva/solicit_guia.jsp

A guia também pode ser obtida nos postos de atendimento UAI/PSIU ou em uma  unidade de atendimento da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais:  http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva/atendimento.htm

Para consultar o valor do IPVA ou obter mais informações, acesse o sítio da SEF-MG na internet (http://www.fazenda.mg.gov.br/) e siga o seguinte caminho: Empresas / Impostos/ IPVA ou Cidadãos/ Impostos/IPVA.

Em caso de dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato com as equipes de ATENDIMENTO da SEF-MG e do Governo de Minas: http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva/atendimento.htm

TRLAV, Seguro e Multas
O prazo para pagamento da TRLAV (Taxa de Licenciamento) esse ano termina em 31/03/2011 e o valor a ser pago, sem multa e juros, é R$ 62,17 (sessenta e dois reais e dezessete centavos). 

Além do IPVA e da TRLAV, é necessário pagar o seguro obrigatório e eventuais multas. Só assim, o contribuinte receberá o CRLV, documento de porte obrigatório para todos os motoristas, que é renovado / emitido anualmente pelo DETRAN/MG e enviado ao endereço do proprietário do veículo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Superintendência de Arrecadação e Informações Fiscais (SAIF)

Nenhum comentário: