quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Minas terá novo Senador no Congresso Nacional

Depois dos tapas e pontapés desferidos entre companheiros durante a campanha à sucessão ao governo de Minas, o PR garante: virou a página da discórdia. Tudo são flores no partido, que agora se renova com mais uma cadeira no Senado Federal. A bancada mineira, que já é a maior republicana na Casa tem sete dos 41 eleitos, quase o dobro das 21 cadeiras conquistadas em 2006, contará agora também com um senador.

Com a chegada de Clésio Andrade, primeiro suplente do senador Eliseu Resende (DEM), os republicanos, que atualmente têm quatro senadores, manterão o espaço político a partir de 1º de fevereiro. Sem Clésio, o PR teria três cadeiras no Senado, porque o primeiro suplente do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR-AM), é do PT.
A eleição passada é página virada, afirma o presidente do PR, deputado federal Aracely de Paula, que substituiu Clésio Andrade na presidência do partido no mês passado. Aracely foi escolhido para pôr fim ao constrangimento entre republicanos que se rebelaram contra a orientação política de Clésio Andrade na campanha ao governo de Minas. Clésio apoiou no PR a candidatura de Dilma Rousseff (PT) e de Hélio Costa (PMDB) e teve ao seu lado, além do deputado federal Jaime Martins, o deputado federal eleito Diego Andrade, seu sobrinho.

O grupo de Clésio enfrentou os demais deputados federais e a bancada estadual, que apoiaram Dilma e a reeleição de Antonio Anastasia. Não faltou boletim de ocorrência policial na briga entre os grupos na convenção do partido. A solução ao impasse foi dada com a intervenção nacional em Minas. O PR apoiou Anastasia formalmente, dando-lhe o seu tempo de televisão. Clésio continuou com Hélio Costa.

Não há o menor constrangimento na legenda entre os deputados que apoiaram Anastasia e Clésio Andrade. Ele é amigo de quase todos na bancada e os deputados estão satisfeitos com a entrada dele no Senado. Isso fortalece a bancada mineira, acrescentou Aracely de Paula. Para o presidente do PR, o momento é de tirar proveito do fortalecimento do partido e não alimentar brigas internas. Clésio Andrade está em viagem na Europa e vai retornar sexta-feira.

Willian Chaves com informações do Jornal Estado de Minas

Nenhum comentário: